Notícias ruins


“Sintoma de uma gestão incompetente”, afirma Sávio sobre recuo recorde do volume de serviços prestados no país

As notícias ruins sobre 2015, que foi marcado por diversos recordes negativos na economia brasileira, continuam a surgir mesmo após a virada do ano. A última delas foi o recuo de 6,3% no volume de serviços prestados em novembro do ano passado em relação ao mesmo período de 2014, de 22533383877_cb1a1109a7_zacordo com matéria publicada pelo Estadão nesta quinta-feira (14). O percentual representa a maior retração já verificada na série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), iniciada em janeiro de 2012. O resultado foi resumido pelo deputado Domingos Sávio (MG) como mais um “sintoma de uma gestão incompetente, que já perdeu toda a credibilidade para governar o país”.

“Se você tem queda na indústria, a consequência é toda a cadeia produtiva do país sendo afetada. O setor de serviços só se recupera quando a indústria se recuperar”, analisou.

De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, entre os setores afetados estão, por exemplo, o de serviços profissionais, administrativos e complementares, com retração de 6,6%, de serviços técnico-profissionais (-7,1%), de transportes (-8,2%), de transportes terrestres (-13,8%) e o de telecomunicações (-4,7%). O quadro abrangente de retração foi analisado por Sávio: “O mais triste disto é a falta de perspectiva para o futuro. O atual governo não tem credibilidade nem legitimidade para superar essa crise, que só vem se agravando. A única solução é a saída deste governo”.Um dos reflexos dos dados divulgados pelo IBGE é o aumento do desemprego no Brasil, uma vez que o setor de serviços é responsável por uma parte significativa da geração de empregos no país, fator também avaliado pelo parlamentar mineiro. “Infelizmente, tudo é parte de um efeito dominó que deságua na demanda pelos serviços, que também cai. Esta queda no volume de serviços afeta e muito a economia do Brasil” destacou.

(Do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 janeiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *