Sinais da crise


Queda no consumo de energia reflete desaquecimento da economia, afirma Tebaldi

7537685690_86610c0683_zA crise econômica e alta das tarifas resultaram na queda do consumo de energia no país. Segundo relatório do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), divulgado na terça-feira (5), o indicador caiu 1,8% em 2015. Apenas em novembro, o recuo chegou a 8,9%, de acordo com boletim divulgado nessa segunda-feira (4) pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

Para o deputado Marco Tebaldi (SC), o resultado é “muito ruim” e demonstra que o desaquecimento da economia reflete diretamente na queda do consumo da energia. “Não há dúvidas de que estamos vivendo essa grave crise por conta do desgoverno do PT. Pelo que se sinaliza, esse cenário irá se estender por algum tempo”, afirmou.

No Sul, no Sudeste e no Centro-Oeste, regiões onde se concentram as principais indústrias responsáveis por mais de 60% do consumo, a retração foi de 3,2%, de acordo com a reportagem do Correio Braziliense desta quarta-feira (6).

O parlamentar destacou ainda que, apesar da queda no consumo, a iminência de um novo apagão é “preocupante”. “Acredito que, mesmo com os brasileiros consumindo menos devido à crise, não estamos livres de enfrentar apagões em um futuro próximo. É extremamente alarmante”, disse.

O deputado Izalci (DF) citou também a falta de investimento e a corrupção instalada na Petrobras como fatores motivadores para a queda no consumo.

“Muitas empresas deixaram de investir, até o governo deixou. Faltam recursos para investimento. A Petrobras, por exemplo, era uma das principais empresas que investia no setor, que investia no Brasil. A Operação Lava-Jato e o desvio todo que houve na estatal fizeram com que diminuísse muito a capacidade de investimento, causando um prejuízo enorme ao setor”, declarou.

(Do PSDB/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 janeiro, 2016 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *