Vergonha
Deputados condenam parecer de senador que contraria TCU e aprova contas de Dilma
Parlamentares de PSDB receberam com indignação o parecer do senador Acir Gurgacz (PDT-RO) que recomenda a aprovação, com ressalvas, das contas de 2014 do governo Dilma. Aliado do Planalto, o pedetista contrariou o TCU, que, em outubro, decidiu por unanimidade recomendar ao Congresso a rejeição das contas da presidente. Para os tucanos, o relatório de Acir é meramente político e traz um péssimo exemplo aos gestores de todo o país.
O líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE), acredita que o parecer desafia a unanimidade das considerações de auditores do Ministério Público e de ministros do Tribunal de Contas da União. “Será muito difícil o senador convencer a sociedade sobre o seu entendimento”, avaliou.
Coordenador do PSDB na Comissão Mista de Orçamento, o deputado Domingos Sávio (MG) disse que o trabalho do senador aliado do governo foi “encomendado” para salvar a presidente, além de rasgar a Constituição e a Lei de Responsabilidade Fiscal.
MAU EXEMPLO
“Se o Congresso aprova este absurdo, nenhum prefeito ou governador se sentirá na obrigação de respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Isto é trágico, pois vão entregar prefeituras quebradas e quem sofre com isso é o cidadão . Nós, do PSDB e da oposição, não vamos aceitar este absurdo calados”, alertou o deputado.
As chamadas “pedaladas fiscais” – atraso de repasses do Tesouro Nacional aos bancos públicos – foram uma das principais razões para o TCU recomendar a rejeição das contas do ano passado. O parecer foi entregue no “apagar das luzes” do ano legislativo, e terá que passar pelo crivo da Comissão Mista de Orçamento e do plenário do Congresso, em sessão conjunta da Câmara e do Senado.
Ocorrida em 7 de outubro, a decisão do TCU foi histórica. Por unanimidade, os ministros avaliaram que Dilma descumpriu a Constituição e a legislação que trata dos gastos públicos. Dilma entrou para a história como como a 1ª chefe de nação a ter suas contas com carimbo de recomendação de recusa por parte do TCU desde Getúlio Vargas.
A decisão fortaleceu o pedido de impeachment protocolado na Câmara pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaina Paschoal, baseado na ocorrência das “pedaladas”. O relator das contas, Augusto Nardes, apontou números assustadores: de acordo com o ministro, as distorções nas contas do governo Dilma no ano passado atingem R$ 106 bilhões, em uma demonstração de desarranjo das finanças públicas.
No julgamento, outras ilegalidades foram apontadas após minucioso trabalho do corpo técnico do TCU, como violações à Lei de Responsabilidade Fiscal e decretos aumentando despesas sem cobertura de receita e sem aprovação do Legislativo.
(Reportagem: Marcos Côrtes, com assessoria de imprensa da Liderança da Minoria/fotos: Alexssandro Loyola)
SENHORES PARLAMENTARES
Estive nas 4 manifestações (MARÇO, ABRIL, AGOSTO e DEZEMBRO) em COPACABANA/RJ, e posso afirmar que a REJEIÇÃO é grande em relação a CLASSE POLÍTICA. Ninguém ACREDITA em POLÍTICO, acham que TODOS são CORRUPTOS, CÍNICOS e MEDÍOCRES.
Com atitude do senador do PDT/RO só aumenta a REJEIÇÃO e a IRRITAÇÃO contra a CLASSE POLÍTICA.
O “tal” senador do PDT/RO deve estar no “bolso” do PT, é LAMENTÁVEL a declaração desse senador.
Os eleitores do senador de RONDONIA devem estar decepcionados e constatando que jogaram os VOTOS no LIXO. O tal senador é um CÍNICO.
Os parlamentares do PSDB devem REAGIR com FORÇA contra o senador “mequetrefe”.
Foram vários auditores concursados do TCU que analisaram e concluíram pelas IRREGULARIDADES nas contas da MENTIROSA, e aí vem o “tal” senador MEQUETREFE que incorporou a genialidade de “LEONARDO da VINCI” diz ao CONTRÁRIO, ou seja, o senador do PDT/RO é um VENDIDO!
E todos os AUDITORES CONCURSADOS do TCU são um BANDO de MALUCOS ou IDIOTAS.
Senhores DEPUTADOS do PSDB, por favor, tomem uma ATITUDE VIGOROSA, as pessoas estão cada vez mais IRRITADAS e sem CREDIBILIDADE nos POLÍTICOS, as coisas VÃO FICAR MUITO QUENTES no ano de 2016.
Att.
JORGE HENRIQUE
NITERÓI/RJ
Senhores DEPUTADOS
É estarrecedor a CONCLUSÃO do senador do PDT/RO, não é possível “engolir” as declarações do “tal” senador.
O Min. Nardes relatou as CONCLUSÕES das análises, exames e apreciações PURAMENTE TÉCNICA realizadas pelos AUDITORES CONCURSADOS (não são indicações POLÍTICAS, que se transformam em DEVEDORES DE FAVORES pelo EMPREGO obtido), graduados em ENGENHARIA, ECONOMIA, CONTABILIDADE e outras ciências puras e aplicadas, especializados nas diversas áreas do conhecimento técnico e cientÍfico, contemplado através de MBA, MESTRADO, DOUTORADO e PÓS-DOUTORADO no BRASIL e no exterior
Surge do “NADA” um senador “MEQUETREFE e CÍNICO”, para desqualificar um trabalho COMPLEXO que envolveu vários especialistas que se dedicaram com responsabilidade e isenção, para subsidiar uma decisão de grande amplitude envolvendo questões legais e de repercussão nacional. É inacreditável!
Como ENGENHEIRO CIVIL E DE SEGURANÇA DO TRABALHO, acostumado com trabalhos de consultoria, entendo muito BEM o nível da DEDICAÇÃO dos AUDITORES para explicitar as IRREGULARIDADES cometidas pelo atual governo. Num trabalho de auditoria e/ou consultoria NÃO existem margens para equívocos ou ERROS GROSSEIROS, as consequências são devastadoras, ou seja, PERDA DA CREDIBILIDADE, CONFIANÇA e sujeito a questionamentos judiciais.
Portanto, CONFIO PLENAMENTE no TRABALHO dos AUDITORES do TCU que são profissionais que passaram por um concurso público DIFÍCIL e consequentes treinamentos específicos para consolidar conhecimentos técnicos, que não deixam dúvidas da COMPETÊNCIA dos profissionais envolvidos.
É lamentável “tal” senador querer jogar no LIXO o trabalho SÉRIO e COMPETENTE do TCU.
Quais as realizações políticas e benéficas para o Estado de RONDONIA, atribuídas ao senador do PDT/RO?
Eventualmente assisto a TV SENADO (gravado) e constato que os discursos do “tal” senador PDT/RO são inúteis e folclóricos, em outras palavras, sem qualquer responsabilidade.
Já o SENADOR ATAÍDES OLIVEIRA PSDB/TO, seus discursos ou pronunciamentos são DIDÁTICOS, OBJETIVOS e APRESENTAM SOLUÇÕES exequíveis. É um senador que justifica sua presença no SENADO FEDERAL pela sua COMPETÊNCIA explicita, seus eleitores do Estado de TOCANTINS, devem estar satisfeitos, pois os votos atribuídos ao senador estão sendo honrados.
É possível entender, SENHORES DEPUTADOS do PSDB, que os ELEITORES estão com um grau elevado de IRRITAÇÃO e DESCREDITO com a CLASSE POLÍTICA, que querem resolver TUDO com MENTIRAS, DESFAÇATEZ, ESCÁRNIO e atos de CORRUPÇÃO, conforme estamos assistindo todos os dias nos telejornais, revistas semanais e outros meios de informação.
O PT e o PMDB são VERGONHOSOS, ROUBARAM demais, exageraram na dose da CORRUPÇÃO, por isso estamos APOIANDO as atitudes da PF, MPF e dos JUIZES FEDERAIS.
Faço constantemente contatos com os PROCURADORES DA REPÚBLICA em CURITIBA e com o PROCURADOR GERAL DA REPÚBLICA, para incentivar as INVESTIGAÇÕES e PRISÕES.
Nas manifestações em COPACABANA, a PF, MPF e o JUIZ SÉRGIO MORO foram aplaudidos e glorificados e a CLASSE POLÍTICA foi xingada. É muito chato. Como eleitor do PSDB fiquei CALADO.
Estamos acompanhando.
Att.
JORGE HENRIQUE