Cuidados fundamentais
Proposta de Shéridan cria Dia Nacional do Diagnóstico Precoce
A deputada Shéridan (RR) apresentou projeto de lei que cria o Dia Nacional do Diagnóstico precoce, a ser comemorado em 28 de julho. “É fundamental valorizarmos o diagnóstico e a prevenção precoce, que podem ser o diferencial para a obtenção da cura”, destaca.
A parlamentar do PSDB lembra que, em 24 de novembro deste ano, a Comissão de Seguridade Social e Família debateu a questão do diagnóstico precoce e do excesso do uso de medicamentos em crianças e dos adolescentes, temas extremamente importantes e que merecem destaque, segundo ela.
Para Shéridan, se o diagnóstico for realizado precocemente antes que a doença se instale, será possível reduzir o uso de remédios. Para ela, isso é o mais recomendado, já que o uso excessivo de medicamentos deve ser combatido, principalmente devido aos seus efeitos colaterais.
“Nossas crianças não podem ser cobaias. Elas merecem, sim, uma saúde de qualidade e, acima de tudo, preventiva. Por isso, conto com apoio para essa causa”, destacou na justificativa da sua proposta.
A tucana lembra, ainda, que o dia 28 de julho foi escolhido por ser o dia de nascimento de Bernardo Martínez – um dos palestrantes da audiência pública do dia 24 – , diagnosticado com autismo quando tinha um ano e 11 meses, o que foi fundamental para que o seu tratamento fosse bem sucedido.
(Reportagem: Elayne Ferraz/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta