Corrupção instalada
“Ele quer fugir da responsabilidade”, diz Gomes de Matos sobre depoimento de Lula à PF
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que os diretores da Petrobras alvos da Operação Lava Jato foram escolhidos pelos partidos políticos que apoiaram o seu governo. Lula disse ainda que coube a ele apenas indicar formalmente os nomes ao Conselho de Administração da estatal, que os referendou. Para o deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), Lula quer se eximir da responsabilidade pela corrupção instalada no governo do Brasil.
“Demonstra a falta de capacidade gerencial do ex-presidente Lula. Ele está querendo fugir da sua corresponsabilidade pela situação por que passa o país atualmente. Essa crise é uma crise feita pelo Lula, pelas mentiras dele e da presidente Dilma. O grande responsável é o Partido dos Trabalhadores em permitir a corrupção. Tanto é que no seu primeiro mandato, a presidente Dilma teve que afastar 12 ministros por corrupção. Todos eles oriundos do governo Lula. E agora ele quer tirar a sua responsabilidade pelos atos que cometeu”.
Os investigadores questionaram o ex-presidente a respeito de suas relações com o pecuarista José Carlos Bumlai, que está preso em Curitiba. O empresário confessou ter tomado, em seu nome, empréstimo de R$ 12 milhões no banco Schahin para o caixa dois do PT. O valor nunca foi pago. Lula confirmou ser amigo de Bumlai, mas disse desconhecer suas atividades. Raimundo Gomes de Matos reclama que o PT mente para a população.
“O PT continua sem falar a verdade para a população brasileira. Querendo ainda colocar panos mornos como se não tivesse responsabilidade sobre esses desmandos”.
O ex-presidente foi ouvido na última quarta-feira, dentro do principal inquérito da Operação Lava Jato em andamento no Supremo Tribunal Federal. Ele não é investigado no caso e prestou depoimento na condição de informante.
(Reportagem: Shirley Loiola/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta