Mudança


Antonio Imbassahy é eleito líder da bancada tucana na Câmara para 2016

A bancada do PSDB na Câmara elegeu nesta quarta-feira (16) o deputado Antonio Imbassahy (BA) como líder em 2016, posto que ocupou em 2014. O tucano recebeu 28 votos, enquanto o deputado Jutahy Junior (BA) teve 23. Imbassahy substituirá o atual líder, Carlos Sampaio (SP), a partir de 2 de fevereiro. 

CONFIRA MAIS FOTOS

Questionado pela imprensa sobre as perspectivas para voltar a liderar a bancada, atualmente com 53 integrantes, Imbassahy primeiramente reconheceu o trabalho de Sampaio, classificado por ele de “notável”. “Sua conduta neste momento da vida nacional o coloca na história do país”, elogiou. O parlamentar destacou ainda a qualidade da bancada do PSDB, que ele considera diferenciada.

Play

Para ele, o fato de ter ocorrido uma disputa interna reflete esta qualidade. Para Imbassahy, Jutahy orgulha o Congresso e o estado da Bahia. “O nosso comportamento não foi de disputa, nada que pudesse revelar que existe uma divisão. Isso não existe e desse processo todos saímos engrandecidos”, ponderou.  “Temos uma bancada coesa, de caráter e com espírito públicos, que defende um país melhor para as próximas gerações”, completou.

Questionado sobre o delicado momento político e econômico pelo qual o Brasil atravessa, o tucano prevê que a perspectiva para os próximos meses é de muita turbulência. “A presidente mentiu aos brasileiros, destruiu a economia, trouxe de volta a inflação e o desemprego aumenta a cada dia.  Além disso, o partido dela está em decadência plena. Também falta credibilidade ao governo, que está sem rumo”, completou. Ao comentar o processo de impeachment em curso, Imbassahy disse que o PSDB apontará rumos e posições à medida em que o processo for acontecendo. 

Deputados foram ao gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, após a eleição.

Deputados foram ao gabinete do presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, após a eleição.

“Caso o vice assuma, temos que contribuir com o país, como sempre o PSDB tem feito. Em uma democracia, a oposição sempre qualifica o governo, mas no caso do atual governo, nada o tem qualificado. Se o Temer assumir, vamos contribuir aqui no Congresso para que encontre os rumos para o país. A definição sobre o apoio ou não num eventual governo Temer é algo que terá que ser debatido, discutido amplamente com todo o partido”, declarou. 
 
Em relação à situação do presidente da Câmara, Imbassahy disse que a posição do PSDB é a mesma em relação a ele. “Temos uma postura efetiva pelo afastamento dele, que tem sido defendida pelo atual líder e que expressa a opinião de toda a bancada”. 

PERFIL

Antonio Imbassahy é baiano, formado em engenharia elétrica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, onde foi prefeito por dois mandatos consecutivos. Foi eleito pela primeira vez em 1996, sendo reeleito em 2000, com excelentes índices de aprovação. Antes, havia assumido o Governo do Estado da Bahia no início de 94 pela Assembleia Legislativa, exercendo o cargo durante oito meses. O tucano também foi presidente da Eletrobras e deputado estadual.

Em setembro de 2005, filiou-se ao PSDB, quando assumiu a Presidência do Diretório Estadual do partido. Em 2010, foi eleito deputado federal, assumindo a Liderança da bancada do partido na Câmara em 2014. No mesmo ano, foi reeleito deputado federal com a maior votação de Salvador.

Imbassahy elogiou o trabalho de Sampaio. "Sua conduta neste momento da vida nacional o coloca na história do país."

Imbassahy elogiou o trabalho de Sampaio. “Sua conduta neste momento da vida nacional o coloca na história do país.”

Ao longo de seu segundo mandato, Imbassahy tem exercido papel fundamental na apreciação de temas importante para a sociedade brasileira e na fiscalização de atos do Governo Federal. Atuou pela aprovação do Voto Aberto, do direito de investigação do Ministério Público, e se notabilizou pela defesa da Petrobras, tendo sido, inclusive, indicado vice-presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigou a corrupção na estatal.

(Da redação/ fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo) 

Compartilhe:
16 dezembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *