125 anos de atuação


Hauly: na figura do juiz Sérgio Moro, Justiça Federal dá nova esperança para o futuro do país

sessão solene - gustavo lima cd

A data celebrada na sessão solene representa um importante marco na história do país e se confunde com o processo de formação da República no Brasil.

Em sessão solene para celebrar os 125 anos da Justiça Federal, o deputado Luiz Carlos Hauly (PR) destacou a importância da Justiça Federal como fator de equilíbrio da vida nacional, em harmonia com os poderes Executivo e Legislativo. “Nesse momento de desencanto e revés que a nação vive, os olhos estão voltados para Curitiba”, disse ele citando a atuação do juiz federal Sérgio Moro, junto com sua equipe, que desvenda as entranhas de uma crise ética e moral sem precedentes no país. 

DEMOCRACIA FORTE

Segundo o parlamentar, , que discursou em nome do PSDB, mesmo quando as circunstâncias políticas parecem se associar em desfavor das instituições, a democracia se mantém forte. “Desde a promulgação da Constituição de 1988, raras vezes se tem visto tamanha indignação e, ao mesmo tempo, tanta esperança como hoje”, afirma. “Graças a esse trabalho, o cidadão sairá bastante amadurecido, apto a exercer o direito de votar e escolher com consciência a quem eleger”, completou.

Hauly afirmou que a Lei orgânica 5.010, de 20 de março de 1966, ainda traz o desafio de universalização da Justiça, levando-a para todos. Ele cobrou a instalação do Tribunal Regional de Justiça do Paraná, e também da Bahia, Minas Gerais e Amazonas, já aprovados. “A Justiça Federal deveria estar em todos os cantos do país para atender o cidadão desassistido”, afirmou.

Ele reiterou o compromisso do PSDB de trabalhar, dentro de sua área de competência, pelo aprimoramento da Justiça Federal. Outro desafio, segundo o parlamentar, é fazer reformas nos três poderes. “Executivo, Legislativo e Judiciário precisam passar por reformas profundas”, defendeu, reafirmando a necessidade de se pensar num pacto nacional em que representantes desses poderes,  junto com governadores, prefeitos, empresários, profissionais liberais, igrejas, possam repensar um novo modelo de gestão, mais enxuto e sem privilégios.

Liberdade religiosa – O deputado Luiz Carlos Hauly também participou nesta quarta-feira da sessão solene em homenagem a liberdade de religião existente no Brasil, prevista no artigo 5º da Constituição.

(Reportagem: Ana Maria Mejia/foto: Gustavo Lima – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
2 dezembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *