Colhendo assinaturas para PEC


Para superar crise, Hauly defende proposta que estabelece eleições gerais em 2016

23178914852_da164bd826_kO deputado Luiz Carlos Hauly (PR) colhe assinaturas entre os parlamentares em busca de apoio a uma Proposta de Emenda à Constituição de sua autoria que visa antecipar o fim dos atuais mandatos de deputados, senadores, governadores e da presidente da República e convocar novas eleições gerais para 2016. O tucano avalia que essa seja uma importante saída para a atual crise que o Brasil enfrenta. Uma forma, segundo ele, de passar o país a limpo. Será preciso coletar no mínimo 171 assinaturas na Câmara para a PEC começar a tramitar.

De acordo com o tucano, os demais caminhos possíveis para que a presidente Dilma deixe o Planalto e atenda a um clamor social esbarram em algumas barreiras. O primeiro deles, a renúncia, não aconteceu ainda por que falta bom senso da presidente, avalia. O impeachment está nas mãos do presidente da Câmara, que não toma uma decisão, pondera o deputado. Já a via judicial também não ocorre na velocidade desejada, acredita o parlamentar.

Na avaliação de Hauly,  o Brasil, por possuir um “sistema presidencialista arcaico”, não consegue apresentar uma solução diante de tamanha crise. “Assim, só a resta a apresentação desta Proposta de Emenda à Constituição para que se antecipe as eleições, dentro do Estado Democrático de Direito, para dar novo fôlego à nação e tira-la dessa crise abissal, possibilitando a escolha dos novos dirigentes”, justifica.

“O Brasil vive a mais profunda crise política, ética, moral e econômica. Temos que tomar alguma atitude”, completa o deputado. Pela proposta, as eleições gerais ocorrerão 60 dias após a promulgação da emenda pelo Congresso. Hauly ressalta que os atuais detentores de mandatos terão que abrir mão de seus cargos para passarem novamente pelo crivo da população. Na opinião do deputado, esta seria uma forma de renovar e limpar o país da corrupção. 

(Reportagem: Djan Moreno/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
30 novembro, 2015 Últimas notícias 1 Commentário »

Uma resposta para “Colhendo assinaturas para PEC”

  1. Pedro Moretto disse:

    Qualquer projeto legal que altere o statusquo, em benefício da reorganização do governo, é bem-vindo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *