Amizade suspeita


Preso em Curitiba, amigo de Lula tem depoimento marcado para esta terça na CPI do BNDES

Luis Macedo Câmara dos Deputados abre4Está previsto para esta terça-feira (30), às 14h30, o depoimento do pecuarista e empresário José Carlos Bumlai na CPI do BNDES. O amigo do ex-presidente Lula está preso em Curitiba desde a última terça-feira (24), dia em que falaria aos deputados sobre as suspeitas de tráfico de influência e de favorecimento em contratos firmados pelo banco.

A defesa de Bumlai protocolou na Justiça Federal do Paraná pedido para que ele seja dispensado de comparecer à CPI. O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelas investigações da Operação Lava Jato, decidiu nesta segunda-feira (30) que a própria CPI deve definir sobre a dispensa. O empresário já adiantou que não responderá às perguntas dos parlamentares.

No dia da prisão de Bumlai, o deputado Alexandre Baldy (GO) afirmou que a investigação da CPI vai somar às atuações do juiz Moro e da Polícia Federal. “A prisão dele demonstra a importância de aprofundarmos as investigações, pois a cada dia surgem novos indícios de que houve tráfico de influência na obtenção de crédito junto ao BNDES. Ficou comprovado que o empréstimo feito à empresa de Bumlai, na realidade, se destinava ao PT”, destacou.

Na avaliação do deputado Betinho Gomes (PE), Bumlai se beneficiou de contratos com o BNDES pela amizade que tem com Lula. “Tudo isso reforça a necessidade de investigá-lo. A CPI está no caminho certo, tanto é que aprovou sua convocação. Naturalmente a nossa disposição é de tentar ouvi-lo de todo jeito e termos mais elementos sobre o papel dele junto ao BNDES e como ele foi favorecido”, avisou Betinho. O depoimento está previsto para as 14h30, no plenário 13.

O pecuarista foi acusado pelos delatores da Operação Lava Jato – Fernando Soares (o Fernando Baiano) e Salim Schahim, do banco Schahim – de ter recebido propina para mediar negócios com a Petrobras. Bumlai prestará depoimento na Superintendência da Polícia Federal (PF), em Curitiba, por volta das 14h30 de hoje (30).

FIM DO PRAZO
O prazo original para a conclusão da CPI do BNDES encerra na sexta-feira (4). O deputado Miguel Haddad (SP), vice-presidente da comissão, defendeu a prorrogação da comissão por pelo menos mais 45 dias. De acordo com o tucano, o colegiado tem trilhado um bom caminho, mas se não tiver mais tempo para reunir informações apresentará um relatório inconcluso, pela metade.

 (Da redação/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
30 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *