Desempenho exemplar


Atuação firme das instituições fortalece e consolida a democracia, avaliam tucanos

A prisão inédita de um senador em exercício – o líder do governo Delcídio do Amaral (MS-PT) –  marca o início de uma nova trajetória no Brasil. Graças à atuação de órgãos como a Polícia Federal e o Ministério Público, a impunidade vem deixando de ser uma opção para os corruptos do país.mosaico Parlamentares do PSDB fizeram uma defesa enfática das instituições, que mostraram, ao longo da semana, pleno funcionamento. Eles defendem que isso é reflexo da prática da democracia.

“Saber que as instituições, enfim, estão funcionando é um alento e um sinal de que a gente vai avançar muito do ponto de vista do controle e da punição daqueles que cometem atos ilícitos”, defendeu Betinho Gomes (PE) nesta sexta-feira (27). De acordo com o deputado, isso demostra que a força desses órgãos é capaz de trazer à tona um novo país. Segundo o congressista, ainda há muito a melhorar, principalmente por conta do cenário político e econômico caótico enfrentado pelo Brasil.

Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), as mais recentes ações da Lava Jato reforçam a certeza de que uma quadrilha tomou conta do governo federal. “Além da nossa luta contínua na Câmara, o certo é que as nossas instituições estão dando mostras de que estamos no caminho certo para limpar este país! Não vamos esmorecer”, acrescentou em sua página no Facebook.

Play

Antonio Imbassahy (BA) acredita que os últimos acontecimentos fortalecem a democracia, tendo em vista que a prisão de Delcídio ocorreu após inúmeras tentativas de atrapalhar as investigações da Polícia Federal. Segundo o deputado, durante a semana várias ações chamaram atenção para um governo apodrecido na corrupção. “Tudo isso robustece as instituições fundamentais a um regime democrático. Um alento em meio a tantos desacertos da vida nacional!”, avaliou.

Para Domingos Sávio (MG), o êxito no trabalho desses órgãos não começou agora e é consequência da consolidação da democracia. O tucano acredita que o respeito à liberdade pressupõe a punição de todos aqueles que cometem crimes. “Temos que ser radicais no combate intransigente à corrupção e na luta pelo aprimoramento das nossas instituições para que elas recuperem a credibilidade perante a opinião pública”, completou.

O deputado acredita que a excelência dos trabalhos está associada ao ingresso de concursados públicos, que são qualificados, esforçados e também se comprometem com a democracia. O congressista aponta que o momento é de depurar e melhorar a imagem do Legislativo, Executivo e Judiciário, que apesar dos acertos, possuem mazelas terríveis perante a sociedade.

Segundo o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, o papel central do partido é garantir o funcionamento pleno desses órgãos. “O que vai nos tirar desta crise é a solidez das nossas instituições. E elas precisam estar protegidas, valorizadas”, assegurou na quinta-feira após reunião da Executiva Nacional do PSDB. Segundo o tucano, elas serão blindadas para que continuem cumprindo com seu dever. “É preciso que as instituições avancem sem pré-julgamentos, com amplo direito de defesa, mas sem temores, porque todos têm que responder à lei no Brasil independentemente do cargo que ocupam”, destacou.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
27 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *