Educação transformadora


Em sessão solene, tucanos destacam atuação de Dom Bosco na educação de jovens

Gustavo Lima Câmara dos Deputados

Homenagem foi realizada nesta terça-feira a pedido do deputado Marco Tebaldi.

A Câmara promoveu nesta terça-feira (17) sessão solene pelo bicentenário de nascimento de Dom Bosco, considerado pai e mestre da juventude. A sessão solene foi presidida e solicitada por Marco Tebaldi (SC). Nascido em 16 de agosto de 1815, o padre criou a congregação de religiosos Salesianos, e o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora, o ramo feminino salesiano. O cerne de sua vocação era a evangelização e educação em prol dos jovens e crianças para formar bons cristãos e cidadãos.

“Contemplo sua imensurável contribuição para a humanidade através de medidas pioneiras e inovadoras”, destacou o parlamentar. Para ele, quando apontam Dom Bosco como um grande educador, as pessoas não compreendem a dimensão que o ato de educar carrega e ressaltou que o santo foi além da mera instrução e ousou ao sonhar. “A educação dos jovens demanda uma série de virtudes que apenas aqueles que, iluminados por Deus, podem apresentar e compartilhar”, complementou.

Segundo o congressista, mesmo pressentindo o abandono dos jovens excluídos da Itália, o padre desafiou o impossível e iniciou um trabalho que foi capaz de libertar a juventude da miséria e do desamparo. O tucano lamentou a situação vivenciada pelo Brasil, em que lados extremistas se digladiam e deixam a sociedade com receios e incertezas. Mas também destacou que o tempo é de transformação. “A educação sempre será o caminho mais seguro para o futuro de paz e estabilidade. Mas, sem valores, ela é incompleta e corre o risco de formar apenas profissionais, esquecendo-se de formar seres humanos”, alertou.

“Precisamos acima de tudo educar e oferecer amor às nossas crianças, mas o trabalho é o instrumento de formação precioso. A disciplina e o respeito são valores que precisamos cultivar e que nos foram deixados por figuras como São João Bosco”, disse Domingos Sávio (MG). Em sua intervenção, o deputado se emocionou ao lembrar-se dos ensinamentos que usufruiu da congregação quando era criança. Segundo o tucano, os Salesianos acolheram a ele e sua família, assim que chegaram a Belo Horizonte.

Conforme apontou, eles prestavam auxílio às favelas da capital mineira com o programa “Vigilantes Mirins”. Por meio dele, crianças e adolescentes eram orientados, não só pela educação, mas também pelo trabalho.  “Pudemos testemunhar que obra belíssima é essa que se perpetua”, declarou.

De acordo com Luiz Carlos Hauly (PR), o PSDB sonha como Dom Bosco e luta pela construção de um país que “jorre mel e leite”. Segundo o parlamentar, a criação do Plano Real, que deu estabilidade à economia, foi uma das formas de tornar o sonho possível. “Que este sonho seja sonhado e praticado por todos nós”, destacou. O deputado relatou a esperança de um mundo melhor com paz, prosperidade, justiça e fraternidade.

Para Izalci (DF), foi dada a Dom Bosco a missão de consagrar sua vida aos jovens pobres e abandonados, que saíam da área rural em busca de trabalho nas zonas urbanas. “Por meio da promoção humana, educação e fé, ele os ajudou a se tornarem cidadãos honestos e bons cristãos”, disse. O tucano considera que a proposta educacional de Dom Bosco cria ações preventivas e não repressivas, desenvolvendo o aluno em sua totalidade. “Para Dom Bosco, podemos prevenir a necessidade de castigo educando o jovem para o bem”. Ele acredita que o santo foi um educador que soube ressaltar o melhor de cada aluno.

Participaram da homenagem o conselheiro da embaixada da Santa Sé no Brasil, Thomasz Grysa; o diretor da Rede Salesiana Brasil (RSB), padre José Narinoni; o inspetor da Inspetoria São João Bosco, padre Orestes Carlinhos Fistarol; e o diretor do instituto Educacional Dom Bosco, padre Renato dos Santos, além do coral da Paróquia São João Bosco. Grysa destacou que a juventude é a riqueza da herança deixada pelo santo. Ele apontou a necessidade de ter coragem de sonhar e ter ideias.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
17 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *