Ferrovia
Criada comissão externa que investigará irregularidades da Transnordestina
A presidência da Câmara dos Deputados criou, na última quinta-feira (12), a comissão externa da ferrovia Nova Transnordestina. Formada por 11 parlamentares, a presidência coube ao deputado Raimundo Gomes de Matos (CE) e a relatoria dos trabalho ao deputado Augusto Coutinho (SD/PE).
De acordo com o presidente, o objetivo da comissão é acompanhar in loco a situação das obras e averiguar as providências que foram, e serão, tomadas para sua conclusão. “Há muita desinformação nos grandes projetos do Governo Federal. Nós vamos convidar todos os responsáveis e interessados na obra para saber o que foi feito até o momento e quais os planejamentos para o futuro. O nordeste não pode mais esperar”, afirmou.
Ao todo, serão 1.728 quilômetros construídos e 560 recuperados no projeto. Quando finalizada, a obra conectará o município de Eliseu Martins (PI) até os portos de Suape (PE) e Pecém (CE), seguindo até Porto Real do Colégio (AL), onde se interligará com a Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).
As obras tiveram início em 2006 e sua previsão de conclusão inicial era em 2013. De acordo com o responsável pelo projeto da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Ciro Gomes, o “desafio” é que tudo seja concluído em 2018. Estimado em R$ 4,5 bi, o projeto da Nova Transnordestina já é avaliado em R$7,5 bilhões.
(Da assessoria do deputado)
Deixe uma resposta