Propagadores de cultura
Projeto de Otavio Leite inclui profissionais como prestadores de serviços no Plano Nacional de Turismo
A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público aprovou nesta quarta-feira (4) relatório que pede aprovação do PL 4030/2008, de autoria do deputado Otavio Leite (RJ), que acrescenta artigos na Política Nacional de Turismo. O tucano quer que sejam incluídos os guias de turismo, as instituições de ensino universitário, bem como os cursos técnicos e de qualificação profissional em turismo, e os turismólogos como prestadores de serviços turísticos. Segundo o parlamentar, seria um absurdo omiti-los do PNT.
“O papel que exercem é imprescindível para a realização do turismo sustentável no espaço onde atuam, se diferenciando cada vez mais do ultrapassado estereótipo de informalidade e improviso”, destacou, citando os guias turísticos. Segundo o congressista, as universidades tratam de uma das atividades econômicas que mais crescem no mundo e precisa de profissionais competentes, líderes empreendedores capazes de novas formas de promoção e desenvolvimento.
Sobre os turismólogos, o tucano explicou em sua justificativa: “São propagadores de cultura, costumes e tradições, por meio de um motivador econômico, sendo um profissional graduado nos cursos de bacharelado em Turismo, preocupado com o mercado de trabalho e com as mudanças das tecnologias e da sociedade onde está inserido”.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta