Inoperância do governo


Contribuintes enfrentam dificuldades em site criado para pagar FGTS dos empregados domésticos

Sistema criado pelo governo está gerando problemas para contribuintes que querem pagar o FGTS dos empregados domésticos dentro do prazo. O site E-Social – desenvolvido pela Receita Federal e pelo Serviço Federal de Processamento de Dados – tem apresentado falhas que impedem os 16720017027_0d396f1d3c_kempregadores cadastrados de emitir a guia de recolhimento da contribuição. O prazo final para o pagamento obrigatório do FGTS vence nesta sexta-feira. E apesar das queixas dos contribuintes, a Receita descartou a possibilidade de adiamento. O deputado Pedro Cunha Lima (PB) vê a falha como demonstração de inoperância do governo na garantia de serviços básicos.

“Impacta a inoperância total de um governo que não consegue mais cumprir ações básicas de qualquer Executivo. E como se não bastasse tudo o que a população já acompanha, agora chega ao ponto da inoperância do que é mais básico”, afirmou.

Aos 69 anos, Altamiro da Silva é aposentado e precisa de uma empregada para cuidar dos serviços de casa. Ele é um dos 1 milhão e 66 mil empregadores cadastrados que ainda não conseguiram imprimir a guia. Levou quatro horas para concluir o cadastro da funcionária e ainda não conseguiu finalizar a operação de pagamento. Agora ele teme que as dificuldades se repitam todo mês.

“Eu tinha que fazer o cadastro da minha empregada e pela internet eu não estava conseguindo.Teve um dia que fiquei quatro horas e meia no telefone e computador direto, ininterruptamente conversando com o INSS pelo 135. Agora está pegando a questão de imprimir o boleto, porque não estou conseguindo”, disse Altamiro.

“Espero que seja só neste início, porque como está começando pode ser que esteja havendo esse problema. Não deveria haver, mas já que está acontecendo, espera-se pelo menos que seja só no primeiro mês”, completou o aposentado.

Do total de 1,2 milhão de cadastrados, apenas 134 mil conseguiram imprimir o documento entre o último domingo e às 17 horas dessa terça-feira. A recomendação da Receita Federal é que os contribuintes continuem insistindo. Apesar dos problemas, o sistema custou caro aos cofres públicos. Foram investidos 6,6 milhões de reais na plataforma.

(Reportagem: Shirley Loiola/ Foto: Alexssandro Loyola)

 

Compartilhe:
4 novembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *