Fora, Dilma!
Tucanos expressam solidariedade a manifestantes que se acorrentaram em prol do impeachment
Parlamentares do PSDB na Câmara manifestaram na tarde desta quinta-feira (29) solidariedade aos representantes de mais de 40 movimentos de rua que estão acorrentados no Salão Verde há mais de 24h para pressionar a presidência da Casa a abrir o processo de impeachment contra Dilma. Carlos Sampaio (SP), líder da bancada; Bruno Araújo (PE), líder da Oposição, e a deputada Mara Gabrilli (SP) também usaram algemas junto aos manifestantes como símbolo do apoio ao protesto.
“Esta algema simboliza uma amarração de todos nós, parlamentares e sociedade civil organizada, em uma amarração em nome da ética, da decência e em defesa do país”, disse Sampaio. Segundo o tucano, o Brasil tem o sentimento claro de que não é possível mais continuar com este governo “corrupto e mentiroso”. “Nós queremos o impeachment porque nós representamos o Brasil, e o Brasil quer o impeachment”, completou o líder tucano (assista vídeo).
Sampaio, Bruno e outras lideranças da oposição apresentaram na quarta-feira da semana passada um novo pedido de impeachment, assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal e apoiado pelos movimentos que protestam na Câmara.
Nesta semana a imprensa revelou que a área técnica da Casa dará parecer favorável ao andamento do pedido, que se enquadraria nos requisitos da lei 1.079/50 (que trata do impeachment), no regimento interno da Câmara e que traz em seu escopo elementos que apontam indícios de participação de Dilma em crimes de responsabilidade.
“Nós estamos presos a um compromisso com a sociedade e com os brasileiros que tem coragem de acreditar que estamos próximos de iniciar um processo que grande parte da sociedade deseja contra todos os desmandos que temos vendo”, destacou Bruno. O parlamentar fez um agradecimento aos manifestantes por deixaram sua rotina para protestar em nome de todos os cidadãos de bem. “Vamos firmes. Acreditamos no Brasil”, destacou.
Vários cartazes e faixas estão colados no pilar onde os manifestantes estão acorrentados com mensagens de protesto e incentivo. “Vocês representam a vontade de milhões de brasileiros. Estamos juntos! Impeachment já”, escreveu, por exemplo o deputado Daniel Coelho (PE).
Já Mara Gabrilli fez um desabafo: segundo ela, ninguém aguenta mais tanta mentira. “Estamos aqui num compromisso em prol do brasil. Também quero agradecer por todos os brasileiros por lutarem com essa raça para melhorar o país. Chega de mentira, chega de impunidade, chega de incoerência”, clamou a tucana, que defendeu a luta por um país melhor.
(Reportagem: Marcos Côrtes/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta