Fora, Dilma!
Parecer favorável de área técnica fortalece pedido de impeachment de Dilma, avalia 1º vice-líder do PSDB
O aval da área técnica da Câmara dos Deputados para que o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), dê seguimento ao principal pedido de impeachment conta Dilma confirma a consistência do pedido assinado pelos juristas Hélio Bicudo, Miguel Reale Júnior e Janaína Paschoal. O 1º vice-líder do PSDB na Câmara, Nilson Leitão (MT), não tem dúvidas de que a peça apresentada pelos advogados é legítima.
O tucano reforça que a oposição vai se esforçar para dar prosseguimento ao processo, apresentado há uma semana por líderes de partidos de oposição (PSDB, DEM, PPS e Solidariedade). A proposta também tem o apoio de 45 movimentos das ruas. De acordo com informações da “Folha de S.Paulo”, os técnicos destacarão que o pedido se enquadra nos requisitos da lei 1. 079/50 (que trata do impeachment), no regimento interno da Câmara e que traz em seu escopo elementos que apontam indícios de participação de Dilma em crimes de responsabilidade.
CONFIRA A ÍNTEGRA DO NOVO PEDIDO DE IMPEACHMENT
“O fato é que nós temos absoluta certeza de que a peça apresentada pelos juristas tem todos os predicados jurídicos”, destacou Nilson. Para ele, o presidente da Casa deveria decidir a favor da proposta, com a devida instalação da comissão especial para analisar o pedido.
Até o momento, 20 pedidos de impeachment enviados para a Câmara foram arquivados e 11 estão sob análise. Cunha vai decidir sozinho sobre o destino desses pedidos. O deputado Nilson Leitão acredita que o presidente da Casa dará andamento aos pedidos de impeachment , pois não quer ser associado aos erros cometidos pelo governo.
“O presidente da Câmara não deve entrar para a história como alguém que ajudou a enfraquecer a democracia no Brasil e foi conivente com as falcatruas de um governo que está aí com as contas reprovadas no TCU”, completou o parlamentar.
MANIFESTANTES DE ACORRENTAM
Representantes de mais de 40 movimentos sociais pró-impeachment estiveram no Salão Verde na manhã desta quarta-feira para entregar à Liderança do PMDB uma carta pedindo que a bancada “se alinhe ao desejo da população, que não aceita ser comandada por uma presidente omissa e protetora de corruptos”.
Oito deles se algemaram a uma pilastra no Salão Verde da Câmara em protesto. Conforme Carla Zambelli, uma das manifestantes, a ideia do grupo é permanecer algemado até que o presidente da Câmara acolha o pedido de impeachment ou “até aguentarem fisicamente”.
(Reportagem: Jéssica Vasconcelos, com Agência Câmara/ Fotos: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta