Exemplo a seguir
A pedido de Fábio Sousa, cooperação em ciência, tecnologia e inovação com a União Europeia será debatida
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou nesta quarta-feira (28) requerimento do presidente do colegiado, Fábio Sousa (GO), que solicita a realização de audiência pública para discutir o estreitamento da cooperação em ciência, tecnologia e inovação com a União Europeia. “A UE possui orçamento e programas na área de ciência, tecnologia e inovação invejáveis e com os quais o país possui grande interesse em conhecer e participar”, destacou o tucano.
Segundo o parlamentar, há iniciativas que permitirão o estreitamento da cooperação na área de CTI, com vistas a um objetivo maior de promoção do crescimento social e econômico tanto no poderoso bloco comunitário quanto no Brasil. A exemplo delas, o congressista aponta com o planejamento estratégico Europa 2020, que prevê o aumento do investimento 3% do PIB dos países do bloco. Além disso, o plano busca a redução das emissões de gases que produzem o efeito estufa em 20% e o uso de energias renováveis e da eficiência energética.
Serão convidados para o debate o chefe da Delegação da União Europeia no Brasil, embaixador José Gomes Cravinho; o comissário para pesquisa e inovação da EU, Carlos Moedas; o ministro da Ciência e Tecnologia e Inovação, Celso Pansera; o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Hernan Chaimovich Guralnik; e o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Luis Manuel Rebelo.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta