Nota vermelha


Ampla reprovação popular de Dilma reflete um governo sem credibilidade, avaliam parlamentares 

Integrantes dos movimentos de rua exibiram faixa contra a petista em protesto no Plenário Ulysses Guimarães.

Integrantes dos movimentos de rua exibiram nesta terça-feira (27) faixa contra a petista em protesto no Plenário Ulysses Guimarães.

Levantamento divulgado nesta terça-feira (27) pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) mostra que a avaliação popular do desempenho do governo Dilma vai de mal a pior: 70% reprovam a atual gestão, enquanto 80% desaprovam o desempenho pessoal da petista. Para tucanos, os números refletem um governo enfraquecido e sem credibilidade.

O pessimismo dos brasileiros com os rumos do país também fica claro no levantamento: 55% acreditam em piora no cenário de emprego, 48% avaliam em retrocessos na saúde e quase 50% estão pessimistas com a situação da segurança pública. Nada menos que 80,6% consideram que a presidente não está sabendo lidar com a crise. “A pesquisa indica que a presidente e o seu governo não estão sabendo lidar com as crises econômica e política e, em consequência, a recuperação do país será demorada”, diz trecho da conclusão do estudo.

Play

 “Mais uma pequisa mostra a deterioriação total deste governo, não só na questão da aprovação da gestão Dilma, mas também sua credibilidade está indo para o lixo. O Planalto não tem mais nenhuma capacidade de reagir à crise”, alertou o deputado Eduardo Cury (SP). Para o tucano, infelizmente nos próximos meses a crise vai chegar ainda mais forte na mesa do trabalhador. “Infelizmente as pessoas vão perder o emprego, ter sua renda diminuída, as famílias terão dificuldades e o quadro só tende a piorar”, lamentou o parlamentar, que defendeu a renúncia de Dilma ou a aprovação do impeachment pelo Congresso como caminhos para dar novos rumos à nação.

Na opinião da deputada Mara Gabrilli (SP), Dilma já deixou de governar o Brasil há muito tempo. “Ela terceirizou essa função e pior: ao invés de ter uma atuação proativa e coerente, ela só fica se defendendo. E muitas vezes para se defender dos próprios erros e da incompetência, ela mente”, reprovou. Segundo a parlamentar do PSDB, a perda de credibilidade da presidente torna muito difícil tirar o Brasil da crise. 

IMPEACHMENTEduardo - Mara - 800x694

De acordo com a pesquisa, 52,6% têm acompanhado ou ouviram falar sobre o julgamento das contas do Governo Federal feitas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Desses, 61,3% consideram que o parecer pela rejeição das contas é motivo para realização de impeachment da presidente. Para 61%, a reforma ministerial realizada recentemente não é suficiente para resolver a atual crise política.

O levantamento revela amplo conhecimento popular da Operação Lava Jato: 87,2% têm acompanhado ou ouviram falar das investigações que envolvem a Petrobras. Nesse grupo, 69,2% consideram que a presidente Dilma é culpada pela corrupção que está sendo investigada e 68,4% acham que o ex-presidente Lula tem responsabilidade.

ENDIVIDAMENTO

O impacto da crise é nítido no cotidiano da população: 51,6% têm alguma dívida vencida ou a vencer, enquanto 30,8% possuem alguma conta ou prestação em atraso. O Instituto MDA entrevistou 2.002 pessoas, em 136 municípios de 24 estados de todas as regiões. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais com 95% de nível de confiança.

(Da redação/ Fotos: Gustavo Lima-Câmara dos Deputados e Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

 

Compartilhe:
27 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *