Piada pronta
Para deputados, Dilma parece viver em outro mundo ao alegar inexistência de escândalos em seu governo
Deputados do PSDB receberam com espanto a declaração da presidente Dilma dada nesta terça-feira (20) durante entrevista coletiva na Finlândia. “Meu governo não está envolvido em escândalo de corrupção”, afirmou a petista sem qualquer pudor. Para tucanos, a petista parece viver em outro mundo e debocha dos brasileiros com a sua fala, que ignora até mesmo o petrolão.
Para o líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio (SP), este tipo de declaração é de uma uma hipocrisia absoluta. “Presidente, o petrolão passou pelo seu governo e tomou forma à época em que a senhora mandava na Petrobras enquanto ministra da Casa Civil e de Minas e Energia. Fora isso, o TSE está investigando-a em quatro ações pelo fato de sua campanha ter recebido dinheiro sujo desse esquema corrupto”, destacou Sampaio, para quem já passou da hora dela cair na real e perceber que não engana mais ninguém. Dilma também presidiu o Conselho de Administração da estatal.
Segundo o deputado Luiz Carlos Hauly (PR), o governo de Dilma é o mais corrupto, superando até mesmo o de Lula. “Nunca antes na história do Brasil vimos dois governos tão incompetentes e corruptos”, apontou. “Vivemos hoje um momento trágico e cômico, com uma presidente da República caricata, disfarçada, dissimulada, que deixa o seu povo sofrendo. Ela não merece respeito”, completou Hauly.
Ao que parece, a presidente se esqueceu que, apenas na Petrobras, a perda com a corrupção foi de R$ 6,2 bilhões entre 2004 a 2012, segundo a própria estatal. Paralelamente, a Operação Lava Jato está desvendando os tentáculos do esquema que tomou a estatal de assalto durante os governos Lula e Dilma com a participação de diretores da empresa. “Não precisa ter muita inteligência pra ver que os maiores escândalos de corrupção da história do Brasil aconteceram nos 13 anos de governo do PT, e principalmente no governo dela”, destacou o deputado Rocha (AC).
PIADA DO DIA
Primeiro vice-presidente da CPI da Petrobras, Antonio Imbassahy (BA) disse que a presidente “passou vergonha” ao ter de responder sobre pedidos de impeachment e corrupção e soltou a “pérola do dia”. “A prática permite à presidente a proeza de mentir sem nem ficar vermelha. Não tem outra explicação. Não há fuso horário no mundo que faça alguém se esquecer do petrolão, o escândalo da história do Brasil”, destacou o tucano em seu perfil no Facebook.
Também ao comentar a declaração da presidente, o deputado Daniel Coelho (PE) ironizou: “Imagina! O petrolão deve ser fruto de uma alucinação coletiva que atinge os brasileiros”. “Será que ela achou que sua entrevista não seria divulgada no Brasil? Tem que ter alguma explicação para uma declaração tão fora de órbita!”, disse Otavio Leite (RJ).
Rodrigo de Castro (MG), por sua vez, disse também no Facebook que a presidente parece mesmo viver em outra dimensão. “Diante de todos os fatos já apurados e denunciados, ela insiste em negar os escândalos de corrupção que atingem o seu partido e o seu governo. Como ainda podemos acreditar na presidente e nos seus ‘companheiros’?”, questionou.
A recente viagem de Dilma à Suécia mostrou que a presidente está completamente alheia à crise vivida pelos brasileiros, alertou Caio Narcio (MG). A petista visitou a empresa fabricante dos caças comprados pelo governo brasileiro por US$ 5,4 bilhões. “Querem o aumento de impostos dizendo não haver recursos para pagar as contas. Ao mesmo tempo, gastam bilhões de dólares em caças. Essa é a prioridade do Brasil?”, indagou o tucano. Para ele, o governo petista não leva os compromissos a sério.
PETISTA QUER PIZZA EM CPI
Para não perder o costume, o PT articula para que a CPI que investiga a roubalheira na Petrobras acabe em pizza. O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ) apresentou nessa segunda-feira (19) relatório com mais de 750 páginas que apontam que as ações ilícitas na estatal foram isoladas, desbancando a existência de “corrupção institucionalizada”.
O petista apontou ainda que os crimes cometidos na Petrobras tiveram “motivações de natureza pessoal”. O relatório defendeu ainda o não envolvimento no esquema de corrupção da estatal a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e os ex-presidentes da Petrobras José Sérgio Gabrielli e Graça Foster.
(Reoprtagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola e divulgação)
O cinismo petista é desconcertante. Mas a negação da Presidente Dilma de que, o governo dela, “não está envolvido em escândalo de corrupção” é mais que cinismo, é alienação e/ou doença. Autista? Esquizofrênica? Que um bom médico das áreas de Psicologia, Psicanálise ou Psiquiatria nos apresente um laudo a respeito.