Busca de alternativas


A pedido de Vecci, Educação debaterá fontes de financiamento para estudantes do ensino superior privado

21829841911_957ae1b7eb_kA Comissão de Educação aprovou nesta quarta-feira (14) requerimento do deputado Giuseppe Vecci (GO) que pede a realização de audiência pública para debater sobre fontes de financiamentos para os estudantes da educação superior privada no país.

Serão convidados representantes do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Ensino Superior (SEMESP), da Associação Nacional dos Centros Universitários (ANACEU), da Federação Nacional das Escolas Particulares (FENEP), da Associação Brasileira para o Desenvolvimento da Educação Superior (ABRAES) e da Associação de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), além de uma pessoa integrante dos quadros do MEC.

Segundo o tucano, a educação superior privada no país vive, como todas as outras modalidades e etapas de ensino, um momento de instabilidade e ameaça de retrocesso. Vecci lembra que, em meio à atual conjuntura de instabilidade econômica, inflação e cortes orçamentários, o principal programa de inclusão na educação superior das pessoas de baixa renda, o FIES, sofreu impactos.

Da mesma forma, o Programa Universidade para Todos (Prouni), que concede bolsas de estudo integrais e parciais em instituições privadas de educação superior, sofreu cortes e teve contratos suspensos desde 2014, afetando estudantes da educação superior de todo o país.

“Frente a essa situação, há que se pensar em alternativas de financiamento de acesso à educação superior privada aos jovens e trabalhadores brasileiros que almejam cursar uma graduação”, lembra o parlamentar do PSDB.

De acordo com Vecci, projetos de lei como o PL 3961/2004, que permite o pagamento das mensalidades escolares e FIES com recursos do FGTS e, ainda, alternativas de financiamentos privados, devem ser discutidas como formas de reorganização do financiamento adaptadas a esse tempo de recursos escassos.

(Da redação/foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
14 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *