Incentivo


Outubro Rosa: deputadas alertam para importância da prevenção ao câncer de mama

Deputadas do PSDB discursaram nesta quarta-feira (7) sobre a importância da campanha Outubro Rosa, que estimula a prevenção ao câncer de mama. Em 2015, para o Brasil, são esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca).Geovânia - Mara

A deputada Geovania de Sá (SC) alertou para a detecção precoce da doença, que ajuda a salvar vidas. “Chamo também a atenção dos nossos colegas para trabalharmos juntos para fortalecer cada vez mais políticas públicas voltadas à prevenção não só do câncer de mama, mas de todos os tipos de câncer que têm atacado a maioria da população brasileira”, afirmou.

A deputada Mara Gabrilli (SP) criticou a falta de mamógrafos adaptados para mulheres cadeirantes. Segundo ela, a mulher com deficiência também deve ter direito ao exame. “Precisamos equipar este país com mamógrafos que sejam adaptados, porque é subtrair da mulher cadeirante o direito de fazer uma mamografia. Isso não pode acontecer”, lamentou.

No Brasil, a recomendação do Ministério da Saúde é a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. A mamografia de rastreamento pode ajudar a reduzir a mortalidade por câncer de mama, mas também expõe a mulher a alguns riscos.

(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
7 outubro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *