Sessão solene
A pedido de Hauly, Câmara faz nesta terça homenagem aos 30 anos de abertura política
O Brasil comemora 30 anos de abertura política, desde a eleição indireta de Tancredo de Almeida Neves, em 15 de janeiro de 1985. Para celebrar essa data, a Câmara realiza nesta terça-feira (29), às 10h, sessão solene proposta pelo deputado Luiz Carlos Hauly (PR).
“Apesar de ter sido uma eleição indireta, a vitória no Colégio Eleitoral de um presidente civil iniciou o processo de redemocratização do país, marcando o fim a duas décadas de ditadura militar”, disse o deputado.
Ele ressalta a importância da sessão solene como um marco histórico para celebrar o início do processo democrático que possibilitou a elaboração da Constituição de 1988 e, na sequência, na conquista da estabilidade econômica, em 1994. Mas, segundo ele, coloca o país diante de novos desafios e crises de natureza econômicas e políticas, como as vividas no atual momento.
Hauly lembra que antes da posse, prevista para 15 de março de 1985, o presidente eleito Tancredo Neves foi internado às pressas e três meses depois faleceu. Em seu lugar, assumiu o então vice-presidente, José Sarney. “Essa cerimônia é de suma importância para demonstrar para toda a sociedade o divisor de águas na política de nosso país que foi a eleição de Tancredo Neves em 1985”, afirmou.
(Reportagem; Ana Maria Mejia/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta