Sessão solene


Magna Carta inglesa é semente da democracia e do constitucionalismo, diz Bonifácio

ss

Tucano (D) fez uma abordagem histórica sobre a influência do texto no mundo ocidental.

A Câmara dos Deputados realizou na manhã desta quarta-feira (23) sessão solene em comemoração aos 800 anos da Magna Carta, escrita na Inglaterra em 1215. Um dos parlamentares mais experientes da Câmara, Bonifácio de Andrada (MG) discursou em nome do PSDB. “A Magna Carta é a semente da democracia e do constitucionalismo no mundo ocidental”, destacou o parlamentar.

Segundo o parlamentar, nela estão gravados os princípios básicos da vida democrática e indicados direitos fundamentais dos cidadãos, que mais tarde vão se transformando nas diversas decisões da vida inglesa.

21028950504_baee3f2f58_kDa tribuna, o parlamentar do PSDB fez uma abordagem histórica da trajetória política na Inglaterra e sua influência em vários países, a exemplo da declaração de direitos e a atuação forte do Parlamento.

“O mundo ocidental inteiro, no momento em que adota o regime democrático, reflete um desdobramento da Magna Carta, do Parlamento Inglês e das práticas deles da vida governamental,  fortalecendo a representação do povo”, afirmou diante da presença do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alex Ellis.

“O documento tem peso histórico para toda a estruturação das democracias ocidentais atuais, sejam estas parlamentaristas ou presidenialistas. O Império da Lei e o início do tratamento isonômico, as possibilidades de questionamento do poder do rei (uma espécie primordial de impeachment), têm sua origem nesse documento fundamental para a história da civilização como a conhecemos”, destacou o deputado JHC, autor do pedido de realização da sessão solene.

Confira a íntegra do discurso do tucano: 

(Da redação/Fotos: Alexssandro Loyola e Luis Macedo – Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
23 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *