Prejuízo bilionário
Ministro de Minas e Energia explicará cancelamento de refinarias Premium nesta quarta
A comissão externa que trata do cancelamento da construção das refinarias Premium 1 (Maranhão) e Premium 2 (Ceará) realiza nesta quarta-feira (23), às 14h30, audiência com o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O titular foi convocado após aprovação, na última semana, de requerimento do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE). O local da reunião ainda não foi definido.
O cancelamento dos projetos foi anunciado pela Petrobras em janeiro deste ano. Os prejuízos com os gastos públicos em infraestrutura para as obras são estimados em R$ 3 bilhões.
Segundo Gomes de Matos, a pasta afirma que vem sendo implementado um conjunto de projetos para melhoria da qualidade de produtos, modernização e ampliação do parque de refino, bem como a implantação de novas refinarias. “Portanto, são importantes os esclarecimentos do ministro à Comissão Externa destinada a fazer levantamento in loco, bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da construção das refinarias”, justifica Gomes de Matos no requerimento.
A decisão do cancelamento foi tomada, conforme a Petrobras, a partir da ausência de atratividade econômica, tendo em vista as taxas previstas de crescimento dos mercados interno e externo de derivados de petróleo, e também porque a empresa não conseguiu um parceiro econômico para a implantação das refinarias, condição prevista no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018, do qual constavam os projetos.
(Da Redação/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta