Parlamento Jovem
Estudantes iniciam experiência jornada parlamentar em programa idealizado por Lobbe Neto
A Câmara dos Deputados recebe nesta semana a 12ª edição do Parlamento Jovem Brasileiro (PJB). Idealizado pelo deputado Lobbe Neto (SP), o programa simula uma jornada parlamentar em que os jovens estudantes participam de debates e votações como se fossem deputados, conhecendo, com isso, o trabalho de um parlamentar federal.
AGENDA
O PJB proporciona uma experiência que possibilita a formação de um conceito positivo acerca do Poder Legislativo e educa para a participação e a cidadania. Nesta segunda-feira (21), os participantes receberam as boas-vindas, aprenderam sobre Processo Legislativo na Câmara e no PJB e puderam formar chapas e registrá-las para eleição à Mesa Diretora e à Presidência das comissões.
Nesta terça-feira (22), das 9h às 11h, ocorrerá a sessão solene de posse dos deputados jovens e eleição da Mesa Diretora. O deputado Lobbe Neto participará. Logo depois, os estudantes seguem uma agenda movimentada, como um workshop sobre análise financeira e orçamentária.
Foram selecionados 78 estudantes do 2º ou 3º ano do ensino médio ou do 2º, 3º e 4º ano do ensino técnico, na modalidade integrada ao ensino médio. Para participar, os alunos tiveram que enviar um projeto de lei de sua autoria, com tema livre e de impacto nacional, propondo mudanças para melhorar a realidade do país. Os participantes representarão os estados e o Distrito Federal. A representação ocorre de forma proporcional ao eleitorado, do mesmo modo que nas eleições oficiais.
Este ano, 1.785 projetos foram inscritos, com destaque para os estados do Rio de Janeiro, com 409 projetos encaminhados para a seleção; em seguida, São Paulo, com 342; Amazonas, com 154 propostas; e Tocantins, com 145. Os temas mais abordados foram Educação (43,5%), Saúde (18%), Meio Ambiente (15%), Emprego (7,6%) e Segurança Pública (5%).
Entre as proposições apresentadas estão a que proíbe a contratação, por agências de modelo, de crianças e adolescentes que apresentem quadro clínico de desnutrição; e a que determina a construção de berçários em instituições de ensino público para mães solteiras adolescentes de baixa renda.
ENCONTRO
A primeira etapa do PJB foi realizada em março, com o Encontro dos Coordenadores Estaduais. Os coordenadores são servidores designados pelas Secretarias de Educação para conduzir as ações de divulgação do PJB nos estados, assim como coordenar a pré-seleção dos projetos. Durante a realização do PJB, eles acompanham em tempo integral os estudantes de cada estado, sendo responsáveis por sua disciplina e pela manutenção da ordem durante todo o período de permanência dos parlamentares jovens em Brasília.
Mais informações sobre o Parlamento Jovem Brasileiro no site da Câmara dos Deputados ou na fanpage www.facebook.com/parlamento.jovembrasileiro.
(Da redação, com Câmara Notícias/Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta