Homenagem
Tripoli entra para galeria dos ex-presidentes da Comissão de Ciência e Tecnologia nesta quarta
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI) homenageia, nesta quarta-feira (23), o deputado Ricardo Tripoli (SP) com a aposição de sua fotografia na galeria dos ex-presidentes. O parlamentar comandou o colegiado na sessão legislativa de 2014. A cerimônia esta marcada para as 10h no plenário 13 da Câmara.
A CCTCI atua como órgão técnico da Câmara e é referência na articulação dos agentes públicos e privados nas áreas de ciência e tecnologia, radiodifusão, telecomunicações, tecnologia da informação, entre outros temas. O colegiado é hoje presidido pelo deputado Fabio Sousa (GO) e compõe-se de 42 membros titulares e igual número de suplentes.
Durante a gestão de Tripoli, em 2014, a comissão aprovou matérias sobre diversos temas nas áreas de comunicação, ciência, pesquisa e inovação tecnológica, telecomunicações e internet. Promoveu, também, uma série de discussões acerca de questões de grande interesse da sociedade, entre as quais a qualidade dos serviços de telefonia, a internet móvel de quarta geração (4G) e o uso de animais em experimentos científicos.
Esta é a quinta vez consecutiva que um parlamentar do PSDB comanda este colegiado. Antes de Fabio e Tripoli, estiveram à frente dessa comissão Paulo Abi-Ackel (MG), Eduardo Azeredo (MG) e Bruno Araújo (PE).
BIOGRAFIA
Paulistano, Tripoli, 63 anos, exerce o terceiro mandato na Câmara dos Deputados. No primeiro, iniciado em 2007, foi vice-líder do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileira).
Em 2008, como vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável e membro da Comissão de Constituição de Justiça e Cidadania, Tripoli apresentou mais de 100 proposições, entre requerimentos, emendas constitucionais, projetos de resolução, relatorias e pareceres.
Ele também integra a Frente Parlamentar Ambientalista, um dos Colegiados mais atuantes do Congresso Nacional, além de coordenar o Grupo de Trabalho da Fauna – que analisa todos os projetos de lei em tramitação na Câmara que tratam sobre a fauna brasileira.
No início de 2009, foi escolhido para ser o relator da proposta que consolida toda a Legislação Ambiental Brasileira. Em abril daquele ano, Tripoli assumiu a presidência da Comissão Mista Especial de Mudanças Climáticas do Congresso Nacional, destinada a acompanhar, monitorar e fiscalizar as ações referentes às mudanças climáticas no Brasil.
No Estado de São Paulo, Tripoli desenvolve ações nas áreas social e ambiental, trabalhando pelos direitos da melhor idade. Uma das leis de sua autoria consolidou em São Paulo a Política Estadual do Idoso e propiciou o desenvolvimento de ações que hoje oferecem dezenas de benefícios, entre eles o Centro de Referência do Idoso.
Há mais de 30 anos, Tripoli representa uma liderança consolidada na luta pela preservação do meio ambiente e trabalha para cuidar e proteger nossas riquezas naturais, visando não só a atual geração, mas as próximas também. Em Brasília, se destaca pela assiduidade, combatividade e competência, visando o desenvolvimento sustentável e atuando em defesa dos animais. Além disso, o parlamentar destina atenção especial na fiscalização das políticas ambientais do governo federal e monitora sistematicamente a preservação da biodiversidade.
Desde o segundo mandato figura entre os parlamentares mais influentes do Congresso, segundo o site Congresso em Foco.
(Da assessoria do deputado, com alterações/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta