Agenda
CPI ouve dois diretores do BNDES nesta terça-feira
A audiência pública da CPI do BNDES marcada para as 14h desta terça-feira (22) será destinada a ouvir os depoimentos de dois diretores do banco de fomento: Roberto Zurli Machado, que é diretor de Infraestrutura e Insumos Básicos do BNDES, e de Júlio Cesar Maciel Raimundo, que é responsável pela diretoria Industrial, Capital Empreendedor e Mercado de Capitais da instituição.
“É fundamental a presença desses dirigentes para prestar esclarecimentos sobre a natureza específica das funções e prioridades de cada área, bem como sobre a sua atuação no Comitê de Enquadramento e Crédito e Mercado de Capitais e no colegiado dos diretores do Banco, com relação particularmente ao credenciamento, aprovação e acompanhamento de operações de crédito e de aquisição de valores mobiliários ao longo do período coberto pela CPI”, justificou o deputado Betinho Gomes (PE) ao solicitar a oitiva dos diretores. Além do parlamentar pernambucano, os deputados Alexandre Baldy (GO) e José Rocha (PR-BA) também são autores de requerimentos que pedem as oitivas.
NOVA ETAPA
Na semana passada, integrantes da CPI do BNDES decidiram elaborar um cronograma de reuniões até o fim deste mês. Nesta semana, além dos diretores do banco, será ouvido Dalton Avancini, ex-presidente da Camargo Correa. O depoimento está marcado para a próxima quinta-feira, às 9 horas. Já o ex-ministro Guido Mantega prestará esclarecimentos aos deputados federais no próximo dia 29.
“Com a chegada de novos e fartos documentos sobre os atos do BNDES, a CPI tem avançado para ouvir pessoas que estejam diretamente ligadas às operações de crédito aprovadas nos últimos doze anos pelo instituição financeira”, acrescentou o deputado Betinho Gomes.
(Da assessoria do deputado Betinho Gomes, com alterações/foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta