Prejuízo


Ministro de Minas e Energia será convocado a explicar cancelamento de refinarias Premium

Raimundo - BetinhoA comissão externa que trata do cancelamento da construção das refinarias Premium 1 (Maranhão) e Premium 2 (Ceará) aprovou nesta quarta-feira (16) a convocação do ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga. O pedido é de autoria do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE). O cancelamento dos projetos foi anunciado pela Petrobras em janeiro deste ano. Os prejuízos com os gastos públicos em infraestrutura para as obras são estimados em R$ 3 bilhões.

Segundo o tucano, a pasta afirma que vem sendo implementado um conjunto de projetos para melhoria da qualidade de produtos, modernização e ampliação do parque de refino, bem como a implantação de novas refinarias. “Portanto, são importantes os esclarecimentos do ministro à Comissão Externa destinada a fazer levantamento in loco, bem como acompanhar e fiscalizar os fatos relativos ao cancelamento da construção das refinarias”, justifica Gomes de Matos no requerimento.

A decisão do cancelamento foi tomada, conforme a Petrobras, a partir da ausência de atratividade econômica, tendo em vista as taxas previstas de crescimento dos mercados interno e externo de derivados de petróleo, e também porque a empresa não conseguiu um parceiro econômico para a implantação das refinarias, condição prevista no Plano de Negócios e Gestão 2014-2018, do qual constavam os projetos.

A comissão também aprovou requerimento do deputado Betinho Gomes (PE) que pede ao ministro Eduardo Braga informações sobre as refinarias. O tucano quer saber se a decisão do cancelamento das obras foi submetida ao Conselho de Administração da Petrobras. Ele questiona o titular da pasta sobre a denúncia de superfaturamento de R$ 84,9 milhões nas obras de terraplenagem na Premium 1, bem como a ausência de projeto básico no início das obras apontados em relatório do Tribunal de Contas da União.

O tucano destaca que as promessas do PT levaram vários comerciantes a investir na região, se endividando para construí hotéis, restaurantes e outros empreendimentos.  “As duas refinarias tornaram-se espelho do amadorismo, incompetência e da irresponsabilidade que caracterizam a gestão petista no parque de refino do país, com o cancelamento da construção”, lamentou Betinho.

(Da redação com informações da Agência Brasil/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
16 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *