Momento histórico


Aditamento a pedido de impeachment será entregue com endosso de juristas e movimentos de rua

Um importante passo ao processo de impeachment da presidente Dilma será dado nesta quinta-feira (17) às 11h, quando ocorrerá a entrega, à Câmara dos Deputados, do aditamento ao pedido de afastamento da petista endossado pelos movimentos de rua e pelos juristas Hélio Bicudo e Miguel Reale Jr.

“Este documento possibilitará que o Congresso discuta o tema de forma transparente, correta e respeitando as instituições. Iniciaremos mais uma fase nesta caminhada que permitirá ao Brasil um novo momento”, destacou da tribuna o líder da Oposição na Câmara, Bruno Araújo (PE). Parlamentares da oposição devem acompanhar a entrega do aditamento.

Nesta quarta, Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT, Miguel Reale Jr. e a professora de Direito da USP Janaina Paschoal assinaram o aditamento no 4º Cartório de Notas em São Paulo e concederam coletiva à imprensa (foto). Representantes do Vem Pra Rua, Movimento Brasil Livre e dos Movimentos Contra a Corrupção também expressaram formalmente apoio ao documento.  

Bicudo rebateu o ataque da presidente Dilma, que em entrevista a uma rádio do interior de São Paulo voltou a falar em golpe. “Esse negócio de falar que é golpismo, é golpismo de quem fala. Estamos agindo de acordo com o que a Constituição diz”, contestou o ex-petista. Miguel Reale Jr. também rechaçou a alegação da presidente. “Lutamos contra a ditadura do fuzil e agora lutamos contra a [ditadura] da propina”.

Já na primeira versão, o documento de Bicudo já apontava uma série de elementos para a queda da petista. Em um dos trechos, rechaça a tese de golpe. “Muito ao contrário, o que uma verdadeira República não pode admitir é que o governante lance mão de todo tipo de desmando, até com o fim de garantir sua reeleição, ficando blindado à devida ação dos demais poderes”, escreveu.  O texto dele foi destacado pelo movimento suprapartidário pró-impeachment, lançado na quinta-feira da semana passada por partidos de oposição. Até o final da tarde desta quarta, mais de 954 mil pessoas já tinham assinado a petição virtual.

(Da redação/Foto: divulgação – Movimento Brasil Livre)

Compartilhe:
16 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *