Doenças psíquicas
Uso inadequado de psicofármacos será tema de debate na Comissão de Seguridade Social
A deputada Shéridan (RR) é a autora de requerimento aprovado nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Seguridade Social e Família que solicita a realização de audiência pública para instruir o PL 8.324/14. Ele altera o Estatuto da Criança e do Adolescente e acrescenta medida destinada à prevenção do uso inadequado de psicofármacos nesses jovens. No debate será destacada a importância do diagnóstico precoce no tratamento de doenças psíquicas.
Segundo a parlamentar, a profusão de diagnósticos de Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e o uso da Ritalina para conter seus sintomas são uma praxe no mundo. “É sabido que existe um forte interesse dos laboratórios – com lobby poderosíssimo – para que essa medicalização se torne cada vez mais acentuada. Ao mesmo tempo, segundo a Associação Brasileira do Déficit de Atenção, gasta-se mais de R$ 1,8 bilhão em tratamentos inadequados no Brasil”, informou.
Para a tucana, é imprescindível entender até que ponto deve-se medicar crianças. Para discutir o assunto serão convidados o professor de psiquiatria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Luis Augusto Rohde; a psicanalista e coordenadora Nacional da Pesquisa do Protocolo IRDI realizada pelo Ministério da Saúde, Maria Cristina Kupfer; o estudante Bernardo Martínez, entre outros.
(Reportagem: Thábata Manhiça)
Deixe uma resposta