Busca de ideias e propostas
Vecci realiza Seminário Nacional para debater a qualidade da Educação brasileira
O deputado Giuseppe Vecci (GO) irá presidir no próximo dia 24 (quinta-feira), das 9h às 13h30, na Câmara dos Deputados, o Seminário Nacional para debater como aprimorar a qualidade no Sistema Nacional da Educação Básica e Superior. O evento foi requerido pela Subcomissão Permanente Indicadores e Qualidade da Educação, a qual o deputado preside.
Durante este ano a subcomissão realizou diversas reuniões internas e audiências públicas para discutir a qualidade da educação brasileira. Para o deputado Vecci, o seminário será uma oportunidade de ouvir novas ideias e irá possibilitar o debate com representantes de escolas e universidades do país, com as secretarias municipais e estaduais de educação, reitores de universidades, professores e alunos.
Além disso, o parlamentar explica que o intuito do seminário é discutir propostas e experiências inovadoras na educação. “Para avançar na qualidade – o que é um imperativo reconhecido por todos – é indispensável conhecer e debater as experiências de sucesso em curso e a viabilidade de sua replicação para as diversas redes de ensino. A partir dessa discussão, certamente emergirão propostas que poderão se concretizar em políticas públicas de melhoria da educação”, afirmou Vecci.
No seminário haverá três mesas de debates: Realidade e desafios do aprimoramento do sistema de educação básica, Práticas institucionais de sucesso na educação brasileira e Realidade e desafios do aprimoramento do sistema de ensino superior. O tucano espera também a troca de experiências entre a rede pública e a particular, assim como a possibilidade de se estabelecer parcerias entre o setor público e a iniciativa privada.
Entre os palestrantes convidados estão o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, o Ministério da Educação, o Instituto Alfa e Beta, o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – Undine, a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados – Seade, o secretário de educação do município de Sobral, no Ceará.
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Deputado
Parabens por sua iniciativa de debater o ensino fundamental. Há muita ignorancia sobre o assunto. As Faculdades de Educação, a começar pela da USP não preparam os professores para serem alfabetizadores. Preocupam-se apenas com ideologias. É preciso reverter o sistema oficial – o construtivismo- que não alfabetiza. É so constatar que boa parte dos alunos, particuarmente os mais pobres e filhos de analfabetos- saem da escola sem saber ler, escrever e contar. Um desastre.
Tenho muita coisa escrita sobre o tema.
Gostaria de lhe ofertar a segunda edicação do meu livro Historia da Escola. Haveria um meio de mandar vir buscar esse livro em minha casa?
Rua Padre João Manuel 774 ap 142
01411-000 São Paulo
Terei muita honra em lhe dar um exemplar.
Professora Maria Luiza Marcilio
Titular de Historia- USP