Sem condições de governar
Avanço na coleta de assinaturas por impeachment retrata insatisfação popular, dizem tucanos
Parlamentares do PSDB fizeram um balanço da adesão popular ao movimento suprapartidário pelo impeachment de Dilma, lançado na última quinta-feira (10) no Congresso Nacional sob a liderança de partidos de oposição. Até a tarde desta segunda-feira (15), mais de 850 mil pessoas já haviam assinaram a petição eletrônica que solicita o encerramento do mandato da presidente da República disponível no site: www.proimpeachment.com.br. Segundo os tucanos, o movimento é uma forma democrática para os cidadãos expressarem sua insatisfação com o governo.
Para o deputado Rogério Marinho (RN), a população está vendo no Congresso o reflexo do descontentamento exibido nas ruas e nas redes sociais. “O sentimento de indignação e perplexidade dos brasileiros em função do enorme estelionato eleitoral que ocorreu ano passado já foi amplamente mostrado nas ruas das cidades de todo o Brasil”, destacou. Segundo o tucano, está ocorrendo uma sinergia entre o povo, que expressa sua vontade por meio das assinaturas, e pressiona seus representantes na Câmara. Os participantes querem a retirada da petista por conta de pedaladas nas contas públicas e abuso no poder econômico, entre outras falhas graves.
“Esse mandato já nasceu velho e terminado pela falta de credibilidade, incompetência e desmantelamento econômico e moral do país”, alertou. Conforme destacou, Dilma encontra-se “enfiada” no Palácio do Planalto, e não pode dar um passo sem ser acompanhada por um aparato de seguranças que tentam impedir a aproximação da população.
De acordo com o deputado Betinho Gomes (PE), protestos nas ruas e manifestações por meio das redes sociais são as maneiras que os brasileiros encontraram para demonstrar preocupação com os rumos dados pela gestão petista ao país. “A adesão a esse movimento é um retrato disso”, apontou. Para o tucano, o governo não gera mais confiança e está sem credibilidade. “As pessoas estão tentando apontar uma saída para uma crise que parece não ter fim”, completou.
Segundo o parlamentar, a união dos brasileiros pelo impeachment da petista é reflexo de uma situação de ingovernabilidade, desgoverno e falta de autoridade política. “Isso claramente revela que a crise não terminará tão cedo”, alertou Betinho.
INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO
Desde o momento em que o site entrou no ar, parlamentares do PSDB vem usando seus instrumentos de comunicação para incentivar as pessoas a assinarem a petição virtual. Nos posts, os tucanos chamam a atenção para a grave situação em que Dilma colocou o país e alertam que o Brasil pode não conseguir sair do buraco se a petista permanecer à frente do Palácio do Planalto.
Um dos pedidos de impeachment protocolados na Câmara é de autoria do jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT. Nas 30 páginas no documento, Bicudo elenca uma série de razões para a queda da petista. Em um dos trechos, rechaça a tese de golpe propagada pelos petistas. “Muito ao contrário, o que uma verdadeira República não pode admitir é que o governante lance mão de todo tipo de desmando, até com o fim de garantir sua reeleição, ficando blindado à devida ação dos demais poderes”, escreveu. O andamento dos pedidos depende de decisão do presidente da Câmara, sendo passível de recurso ao Plenário em caso de arquivamento.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)
Deixe uma resposta