Sem condições de governar


Avanço na coleta de assinaturas por impeachment retrata insatisfação popular, dizem tucanos

Betinho - Rogério 800Parlamentares do PSDB fizeram um balanço da adesão popular ao movimento suprapartidário pelo impeachment de Dilma, lançado na última quinta-feira (10) no Congresso Nacional sob a liderança de partidos de oposição. Até a tarde desta segunda-feira (15), mais de 850 mil pessoas já haviam assinaram a petição eletrônica que solicita o encerramento do mandato da presidente da República disponível no site: www.proimpeachment.com.br. Segundo os tucanos, o movimento é uma forma democrática para os cidadãos expressarem sua insatisfação com o governo.

Para o deputado Rogério Marinho (RN), a população está vendo no Congresso o reflexo do descontentamento exibido nas ruas e nas redes sociais. “O sentimento de indignação e perplexidade dos brasileiros em função do enorme estelionato eleitoral que ocorreu ano passado já foi amplamente mostrado nas ruas das cidades de todo o Brasil”, destacou. Segundo o tucano, está ocorrendo uma sinergia entre o povo, que expressa sua vontade por meio das assinaturas, e pressiona seus representantes na Câmara. Os participantes querem a retirada da petista por conta de pedaladas nas contas públicas e abuso no poder econômico, entre outras falhas graves.

Play

“Esse mandato já nasceu velho e terminado pela falta de credibilidade, incompetência e desmantelamento econômico e moral do país”, alertou. Conforme destacou, Dilma encontra-se “enfiada” no Palácio do Planalto, e não pode dar um passo sem ser acompanhada por um aparato de seguranças que tentam impedir a aproximação da população.

De acordo com o deputado Betinho Gomes (PE), protestos nas ruas e manifestações por meio das redes sociais são as maneiras que os brasileiros encontraram para demonstrar preocupação com os rumos dados pela gestão petista ao país. “A adesão a esse movimento é um retrato disso”, apontou. Para o tucano, o governo não gera mais confiança e está sem credibilidade. “As pessoas estão tentando apontar uma saída para uma crise que parece não ter fim”, completou.

Segundo o parlamentar, a união dos brasileiros pelo impeachment da petista é reflexo de uma situação de ingovernabilidade, desgoverno e falta de autoridade política. “Isso claramente revela que a crise não terminará tão cedo”, alertou Betinho.

INCENTIVO À PARTICIPAÇÃO

Lançamento do movimento suprapartidário contou também com a presença de parlamentares de partidos da base aliada.

Lançamento do movimento suprapartidário contou também com a presença de parlamentares de partidos da base aliada.

Desde o momento em que o site entrou no ar, parlamentares do PSDB vem usando seus instrumentos de comunicação para incentivar as pessoas a assinarem a petição virtual.  Nos posts, os tucanos chamam a atenção para a grave situação em que Dilma colocou o país e alertam que o Brasil pode não conseguir sair do buraco se a petista permanecer à frente do Palácio do Planalto.

Um dos pedidos de impeachment protocolados na Câmara é de autoria do jurista Hélio Bicudo, um dos fundadores do PT. Nas 30 páginas no documento, Bicudo elenca uma série de razões para a queda da petista. Em um dos trechos, rechaça a tese de golpe propagada pelos petistas. “Muito ao contrário, o que uma verdadeira República não pode admitir é que o governante lance mão de todo tipo de desmando, até com o fim de garantir sua reeleição, ficando blindado à devida ação dos demais poderes”, escreveu. O andamento dos pedidos depende de decisão do presidente da Câmara, sendo passível de recurso ao Plenário em caso de arquivamento.

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Fotos: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
14 setembro, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *