Defesa dos consumidor
Daniel Coelho apresenta projeto contra juros extorsivos de bancos
O deputado Daniel Coelho (PE) apresentou nesta quinta-feira (10) projeto de lei complementar que limita os juros de bancos e operadoras de cartões de crédito aplicados ao consumidor. A intenção do parlamentar é combater o que ele chama de “agiotagem dos bancos”, que praticam “juros extorsivos” à sociedade. Através do projeto, os juros aplicados pelos bancos não podem ser superiores ao dobro da taxa Selic.
“É preciso impor um limite aos bancos e estamos apresentando esse projeto para impedir os juros extorsivos que são aplicados. O banco faz a captação de dinheiro usando a taxa Selic, que hoje está em 14,25%, mas pratica juros de cartão de crédito e cheque especial de mais de 200%. Ou seja, compra a 14% e vende ao consumidor a mais de 200%. Isso é extorsão”, afirma Daniel Coelho.
Com o projeto, se a Selic estiver em 14,25%, como agora, o juro máximo a ser aplicado pelas instituições financeiras deve ser de 28.50%, “o que ainda dá uma margem de lucro muito grande”, complementa Daniel Coelho. “Nós temos as taxas de juros mais altas do planeta e, mesmo com essa medida, o lucro dos bancos será altíssimo. É preciso impor esse limite”, conclui.
(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)
Parabéns pela Iniciativa e Coragem de Enfrentar os Bancos
]BOM DIA,,SOU MORADOR DA PRAIA DE ITAPUA DE VILA VELHA ES E CASADO UMA SERVIDORA ESTADUAL SIM TA NA HORA ACABAR MESMO ESSES JUROS DE BANCOS CRTAO CREDITO ETC PARABENS DEPUTADO E TAMO DANDO MAIOR APOIO