Crimes Cibernéticos
CPI quer ouvir atriz, jornalistas e ter acesso a investigação sobre pedofilia
Presidida pela deputada Mariana Carvalho (RO), a CPI dos Crimes Cibernéticos tem reunião deliberativa nesta terça-feira (24), às 14h. Em pauta, o pedido apresentado pela tucana para ter acesso aos dados da CPI da Pedofilia, encerrada pelo Senado em 2010, e pessoas conhecidas que foram alvos de delitos na rede mundial de computadores.
Mariana quer acesso a todo o material probatório produzido pela CPI da Pedofilia, aberta com o objetivo de se investigar e apurar a utilização da internet para a prática desse crime. Além disso, a tucana convida o senador Magno Malta (PR-ES), que presidiu a comissão.
Também estão pautados três requerimentos do deputado Daniel Coelho (PE). Em um deles, o tucano pede o convite à atriz Carolina Dieckmann, que foi vítima de extorsão praticada por meio da internet e teve fotos íntimas divulgadas na rede.
A grande repercussão causada pelo episódio levou à apresentação de um projeto que deu origem a uma lei sancionada em novembro de 2012 que criminalizou as condutas de se invadir dispositivos de informática, com agravamento da pena em caso de divulgação do material obtido ilegalmente.
O tucano também quer ouvir os jornalistas Míriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg. Ambos tiveram seus perfis na enciclopédia virtual Wikipédia alterados “indevida e ilicitamente”, na medida em que a desqualificação de suas análises econômicas teria ofendido a honra dos dois profissionais.
Deixe uma resposta