Péssimas escolhas


Em CPI, Marcus Pestana questiona coincidência de aplicações dos fundos de pensão

20735326435_492ce7e010_kNa reunião dessa quinta (20) da CPI dos Fundos de Pensão, o deputado Marcus Pestana (MG) questionou a coincidência de decisões de investimentos entre os diversos fundos e a qualidade do processo decisório dentro das gestões, que optaram por aplicações de alto risco e, talvez, atropelando ritos de decisão.   

A CPI colheu depoimentos de representantes de associações ligadas aos pensionistas: Luiz Alberto Menezes Barreto, presidente da Associação dos Profissionais dos Correios; Cláudia Muinhos Ricaldoni, presidente da Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão; Jairo Pedro Ferreira, presidente da Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal; e Antônio Augusto de Miranda, presidente do Grupo Aliança.

“É impressionante a convergência de investimentos, salta aos olhos. E não são investimentos de qualidade, alguns estão 100% lançados como perdas nos balanços dos fundos,” disse o parlamentar.

Marcus Pestana citou os investimentos da Petros, Postalis e Serpros na usina Canabrava, reportados pela Revista Exame. “Eu queria entender como, de repente, num péssimo momento do setor de açúcar e álcool, a Petros, Postalis e Serpros investem R$375 milhões num empreendimento como a Canabrava, que hoje é prejuízo total aos fundos. Se fosse na Embraer, por exemplo, todos entediamos, mas na Canabrava, num momento controverso, e quando 40 usinas quebraram, é incompreensível.”

O deputado elencou também investimentos feitos pelo Postalis em títulos de bancos liquidados, como Cruzeiro do Sul e BVA, e investimentos atrelados à dívida de países com problemas, incluindo Argentina e Venezuela. “Como, de repente, é possível comprar título de dívidas argentinas e venezuelanas? É o contrário dos fundos europeus e norte americanos, que exigem grau de investimento,” questionou.  Por fim, lembrou que “a qualidade das instituições e do processo institucional é tudo num país.” 

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
21 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *