Banco na berlinda
Investigação avança: deputados da oposição aprovam requerimentos pautados na CPI do BNDES
Deputados que integram a CPI do BNDES, instalada para investigar supostas irregularidades nos empréstimos feitos pelo banco entre 2003 e 2015, aprovaram nesta quinta-feira (20) requerimentos para ter acesso a documentos e informações sobre os procedimentos financeiros da instituição. Parlamentares do PSDB estão conseguindo aprovar a maioria das proposições apresentadas, que visam obter, por exemplo, detalhes da atuação da instituição no Brasil e no exterior, inclusive envolvendo empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.
O deputado Alexandre Baldy (GO) destacou a importância do acesso a cópias de todos os dossiês de crédito cujas operações sejam iguais ou acima de R$ 1 milhão. “Com essas informações poderemos nortear o nosso trabalho”, explicou. O tucano também pediu informações sobre o apoio e a estrutura mantida fora do Brasil. Segundo ele, dessa forma será possível entender melhor os critérios usados pela instituição para liberar recursos para uns e dizer não a outros.
Para o deputado João Gualberto (BA), a informação sobre todas as operações com o Grupo EBX, do empresário Eike Batista, permitirá entender a motivação pela escolha de “alguns privilegiados” e saber se essas escolhas foram corretas. “Qual é a política que o BNDES adota para conceder crédito? Qual é o direcionamento desse dinheiro”, questiona o parlamentar.
Os deputados acreditam que a liberação de informações sobre ações e orientações do Conselho Monetário Nacional e/ou pelo Banco Central do Brasil, ao longo do período investigado, vai confirmar a política da instituição financeira.
Também foi aprovada a convocação do vice-presidente do banco, Wagner Bittencourt de Oliveira, e da diretora da área de comércio exterior, Luciene Machado. Os deputados também estão atentos aos financiamentos externos destinados a Cuba, Venezuela, Argentina, Argélia e Angola.
O depoimento do presidente do BNDES, Luciano Coutinho, que seria ouvido nesta quinta, foi remarcado para daqui a uma semana. O banco tem o prazo de 10 dias para enviar a relação de contratos solicitados.
(Reportagem: Ana Maria Mejia/Foto: Lúcio Bernardo Jr – Câmara dos Deputados)
Deixe uma resposta