Trabalho reconhecido
Centenário de congregação e 40 anos de escola profissionalizante são celebrados na Câmara
O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) presidiu, nesta quarta-feira (19), sessão solene em homenagem aos 100 anos da presença dos padres da congregação São José – Josefinos de Murialdo no Brasil e aos 40 Anos da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (EPESMEL). A celebração contou com a apresentação de corais infantis do Distrito Federal, projeto social Formar, de Arniqueiras, e o Cemec, de Planaltina.
“Esta é uma ordem maravilhosa que já acolheu e trabalhou mais de 200 mil crianças nesses cem anos no país. É uma benção para o Brasil receber uma congregação tão bonita e maravilhosa”, destacou o tucano. De acordo com o parlamentar, os Josefinos de Murialdo têm obra educacional e social em todo o país e há 147 anos no mundo. O deputado agradeceu ainda o trabalho da ordem italiana. “Eles estão presentes especialmente para acolher os mais necessitados”.
Entre os presentes na solenidade estavam a gerente de serviço de qualidade e aprendizagem social da EPESMEL em Londrina (PR), Alexandra Alves; o vice-provincial da Congregação Religiosa dos Josefinos de Murialdo Brasil, padre Carlos Alberto Wessler; e, representando crianças, adolescentes e jovens atendidos, Maria Eduarda Garcia.
Em sua intervenção, o padre Carlos Alberto ressaltou que a ordem Josefina nasceu a partir de uma obra social. Ele apontou que o papel principal da congregação é promover e defender os direitos das crianças, adolescentes e jovens. Conforme destaca, esse trabalho deve ser feito em rede e constante diálogo com o poder público e as instituições, já que ambos têm os mesmos objetivos. “Nós acreditamos que não devemos trabalhar sozinhos”, acrescentou.
(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta