SubÁgua
Combate ao desperdício e perdas do sistema hidráulico serão tema de audiência pública nesta quinta
Discutir como as empresas de componentes hidráulicos trabalham no combate ao desperdício de água, analisar formas de controle de perdas nos sistemas hídricos. Estes são alguns dos objetivos de uma audiência pública que acontece nesta quinta-feira, 10 horas, na Câmara dos Deputados, com entidades e especialistas do setor. A iniciativa é da Subcomissão Especial para Universalização do Saneamento Básico e Uso Racional da Água (SubÁgua), colegiado vinculado à Comissão de Desenvolvimento Urbano (CDU), e ocorre por conta de solicitação do deputado João Paulo Papa (SP), que preside a SubÁgua.
Estarão presentes na audiência Gilson Cassino, presidente do Sistema Nacional das Indústrias e Equipamentos para Saneamento Básico e Ambiental (Sindesam), entidade vinculada à Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ); Luiz Claudio Ferreira, diretor da Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento (ASFAMAS); Carlos Roberto Mingione, presidente da seção São Paulo do Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (SINAENCO) e o engenheiro Luiz Roberto Pladevall, presidente da Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (APECS).
“A combinação dos cenários de escassez hídrica e de aumento do consumo de água faz com que a questão do uso racional ganhe relevância e passe a ser prioritária para as políticas públicas, para a cultura nacional e para todos os atores envolvidos nos múltiplos usos deste recurso natural limitado”, detalhou o parlamentar.
Segundo ele, no Brasil, o consumo de água por habitante registra aumento significativo. Conforme apontou, em 2008, cada pessoa consumia 151,2 litros por dia; em 2013, os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento registraram que o volume passou a ser de 166,3 litros por dia. “Ainda estamos distantes do que recomenda a Organização Mundial de Saúde – consumo de 110 litros diários por pessoa”, salientou Papa.
Esta é quarta audiência pública de uma série de eventos realizados pela SubÁgua. As primeiras três audiências serviram para traçar um cenário atual do saneamento básico no País. Foram ouvidos técnicos, especialistas e representantes de grupos que tratam do tema nos estados e municípios brasileiros. “Avançamos nestas importantes questões para o País. O objetivo é, ao final dos trabalhos, apresentar um documento com sugestões de propostas, iniciativas e projetos de leis que possam basear o Congresso e o governo, no sentido de alcançarmos a universalização do saneamento no Brasil”.
Serviço:
Audiência Pública – “O uso racional da água nos âmbitos da gestão de redução de perdas nos sistemas de abastecimento e da indústria de equipamentos hidráulicos e sanitários”.
Quinta-feira, 20 de agosto
10 horas
Plenário 9 – Anexo II
Câmara dos Deputados
(Da assessoria do deputado/ Foto: Antonio Augusto/Agência Câmara)
Deixe uma resposta