Banco na berlinda


Situação do BNDES está em xeque, alerta Arthur Virgílio Bisneto em Plenário

foto_Arthur BisnetoO deputado Arthur Virgílio Bisneto (AM) afirmou, durante pronunciamento na noite de terça-feira (18), que a situação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está sob xeque.  A declaração ocorreu após aprovação do requerimento do deputado Alexandre Baldy (GO) que requisita ao Ministério do Desenvolvimento e à Câmara de Comércio Exterior (Camex), por meio da CPI, informações sobre empréstimos do banco do fomento.

“Gostaria de parabenizar o deputado Alexandre Baldy pela lembrança já que nós passamos por um momento que o BNDES está em xeque. Os investimentos foram feitos, nós temos uma CPI nesta casa, os lucros do BNDES, em relação ao ano passado, caíram 35%. Portanto, é temeroso achar que o banco é o melhor lugar para se investir qualquer real, inclusive do real do dinheiro dos trabalhadores”, declarou. A CPI investiga as operações ocorridas entre os anos de 2003 e 2015, relacionadas à concessão de empréstimos suspeitos.

Em junho passado, o deputado  propôs um projeto de lei que “altera a lei complementar nº 105/2001, para excetuar do dever de sigilo as operações de financiamento e crédito realizadas pelo BNDES em projetos de investimento no exterior”. O projeto proíbe a concessão de “empréstimos secretos” pelo BNDES. Na proposta, o parlamentar argumenta que o assunto merece discussão sobre o modus operandi da instituição, que se tornou premente para a população brasileira.

(Da assessoria do deputado/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
19 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *