Oitiva


A pedido de tucano, presidente do BNDES será ouvido em CPI nesta quinta-feira

A CPI do BNDES ouvirá, nesta quinta-feira (20), o presidente do banco, Luciano Coutinho. O convite foi feito pelo deputado Miguel Haddad (SP), 1º vice-presidente do colegiado. Na ocasião, serão dados detalhes sobre o funcionamento, a definição de prioridades de alocação de recursos e Caio - Betinhoresultados da atuação do banco. Na avaliação de parlamentares do PSDB, este será um grande passo para iniciar e nortear o rumo das investigações.

Segundo Caio Narcio (MG), nesta primeira oportunidade serão esclarecidas questões como os critérios utilizados para a realização de empréstimos e as condições para o sigilo. O tucano também quer explicações sobre o veto de Dilma na lei aprovada pelo Congresso que abria as contas do BNDES. “Teremos a oportunidade de descobrir todos os passos para darmos transparência nesse banco que deveria estar desenvolvendo seu trabalho com objetividade”, alertou.

De acordo com o congressista, todos os deputados que assinaram o pedido de abertura da CPI querem abrir a caixa-preta do BNDES. “Esse é um banco de desenvolvimento social que tem dinheiro público. Não há necessidade, do ponto de vista estratégico, que justifique os empréstimos e a contabilidade do banco serem sigilosos”, alertou o parlamentar. Para ele, se o banco é público, deve ser tratado como tal e possuir a transparência devida.

“O depoimento do presidente Luciano Coutinho vai nos ajudar a definir um parâmetro de como iremos atuar”, destacou Betinho Gomes (PE). De acordo com o tucano, os relatos darão abertura para encontrar mais elementos que identifiquem a utilização dos recursos do BNDES, além de avaliar se foram mal aplicados. Conforme aponta, será analisado se o capital serviu para alimentar o esquema de corrupção na Petrobras e se houve influência política nos contratos. 

Às 14h desta terça-feira (18) haverá reunião deliberativa, quando serão colocados em votação diversos requerimentos de autoria dos deputados do PSDB. “Vamos solicitar do banco e das empresas que receberam financiamentos, documentos formais que possam ajudar na discursão e nas investigações que a Comissão irá realizar”, informou Betinho. A audiência com Coutinho está marcada para as 10h de quinta-feira (20). 

(Reportagem: Thábata Manhiça/ Foto: Alexssandro Loyola/ Áudio: Hélio Ricardo)

Compartilhe:
17 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *