Início das investigações


CPI dos Crimes Cibernéticos vota nesta terça-feira propostas apresentadas por tucanos

Mariana - Daniel (1)Presidida pela deputada Mariana Carvalho (RO), a CPI dos crimes cibernéticos realiza nesta terça-feira (18) sua primeira reunião deliberativa. Em pauta, estão requerimentos de tucanos com pedidos de depoimentos e requisição de documentos para dar início às investigações. Um dos casos que inspiraram a instalação da comissão de inquérito foi a operação do Polícia Federal IB2K, que buscava desarticular uma quadrilha suspeita de desviar pela internet mais de R$ 2 milhões de correntistas de diferentes bancos. O dinheiro desviado era utilizado para a compra de armas e drogas.

Mariana requer a requisição, junto à Unidade de Repressão de Crimes Cibernéticos da Polícia Federal, de cópia dos levantamentos produzidos pelo órgão relacionados ao combate a esse tipo de crime. O delegado federal que chefia o setor, Carlos Eduardo Miguel Sobral, pode ser convidado a comparecer.

A tucana sugere ainda o depoimento de Neide Maria Cavalcanti, procuradora da República que coordena o Grupo de Trabalho de Enfrentamento aos Crimes Cibernéticos do Ministério Público Federal. Outro requerimento solicita a presença de Thiago Tavares Nunes de Oliveira, representante da SaferNet Brasil.

“Informações e matérias veiculadas pela imprensa apontam para uma assustadora escalada de crimes cibernéticos praticados no Brasil, nos últimos anos. As vítimas diretas dessas condutas são as mais diversas, mas suas nefastas repercussões alcançam, indubitavelmente, toda a sociedade”, justifica a tucana nos pedidos.

O pedido do deputado Daniel Coelho (PE) é para o convite dos presidentes de grandes companhias da web: Google Brasil, Microsoft do Brasil, Facebook do Brasil, Twitter Brasil e Yahoo do Brasil. O tucano também solicitou a vinda do diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, Renato da Silveira Martini. O ITI é uma autarquia federal vinculada à Casa Civil da Presidência da República que tem por objetivo a manutenção da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil.

A reunião deliberativa da CPI está marcada para as 11h desta terça-feira (18), no plenário 7 da Câmara.

(Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
17 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *