Gás natural


Mendes Thame debate construção do gasoduto ROTA 4

A Comissão de Minas e Energia realizou ontem (13), audiência pública a pedido do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), juntamente com a Frente Parlamentar Mista Pró-Gás Natural, para debater a construção do gasoduto do Sistema de Escoamento e Tratamento de Gás adasdaNatural, denominado ROTA 4, que vai levar gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até Cubatão.

Mendes Thame destacou a importância da audiência pública e explicou que a construção do novo gasoduto do Sistema de Escoamento e Tratamento de Gás Natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos terá investimentos da ordem de R$ 6 bilhões e capacidade para escoar cerca de 15 milhões de metros cúbicos diários de gás. “O objetivo da proposição é atender às necessidades de petroleiras que, sem infraestrutura própria, ainda não possuem planejamento financeiro para suas futuras produções. A iniciativa possibilitaria a entrada de novos fornecedores em um mercado dominado pela Petrobras”, afirmou o tucano.

Durante o evento, o Secretário de Energia do Estado de São Paulo, João Carlos de Souza Meirelles ressaltou a necessidade da construção de uma nova rota de gás, denominada Rota 4, o projeto de GNL – Gás Natural Liquefeito na Baixada Santista, o swap de gás e a geração distribuída no Complexo Hospitalar das Clínicas.

O diretor de operações da Comgás, José Carlos Broisler Oliveira lembrou que o projeto Rota 4 permite a participação de outros interessados e que pode utilizar a infraestrutura existente de transporte do gás para a região metropolitana de São Paulo.

Já o presidente da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, apresentou um panorama sobre o sistema de exploração, distribuição e venda de gás. “Nas prioridades da Abrace, o Rota 4 é um dos modelos inovadores. Não basta o acesso físico, o comprador tem que ter opções de compra do gás”, frisou Pedrosa.

Diversos parlamentares elogiaram a iniciativa do deputado Mendes Thame na apresentação do requerimento que resultou na audiência para discutir a oferta de gás natural no Brasil.

Além do deputado Mendes Thame, participaram da audiência pública os deputados Edio Lopes; Vanderlei Macris, Lobbe Neto, Samuel Moreira, João Paulo Papa, Bruno Covas, Keiko Otta, João Castelo, Fábio Garcia e Davidson Santos, além de representantes de entidades ligadas ao setor energético.

(Da assessoria do deputado)

Compartilhe:
14 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *