Política pública


Para Vitor Lippi, serviço de teleassistência garante autonomia e segurança ao idoso

A Comissão de Seguridade Social e Família realizou audiência pública nesta terça-feira (11) para discutir o programa de teleassistência ao idoso, proposto pelo deputado Marco Tebaldi (SC) no PL 7179/14. Os expositores falaram sobre a adoção do sistema para facilitar o socorro de pessoas 20486353462_edaacccd69_kidosas que vivem sozinhas e precisam do apoio de terceiros. O encontro foi sugerido pela deputada Shéridan (RR).

Médico, o tucano Vitor Lippi (SP) ressaltou o aumento da expectativa de vida e a necessidade de se discutir a acessibilidade, os equipamentos públicos e o uso da tecnologia para o bem-estar da população. Para ele, a teleassistência garante autonomia e segurança aos idosos e seus familiares. “Com a ausência do equipamento teremos idosos machucados, inseguros, e que acabarão tendo o custo de contratar alguém ou pagar um local para morar”, afirmou.

O coordenador do serviço de atenção domiciliar da Secretaria de Saúde de Santos (SP), Devanir Paz, explicou detalhes do sistema adotado com sucesso na cidade. A pessoa idosa que tiver algum problema pode entrar em contato com um atendente que tem acesso aos dados de familiares ou outras pessoas que possam prestar ajuda. Ele pode ainda acionar serviços de saúde ou polícia, quando necessário.

De acordo com o IBGE, 42,3% das pessoas que moram sozinhas têm mais de 60 anos. “Estamos usando uma tecnologia com relação custo-benefício muito favorável. O equipamento deve fazer parte das políticas públicas de valorização do idoso”, completou Lippi.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
11 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *