Início das investigações


Tucanos integrantes da CPI do BNDES querem depoimentos de Coutinho, Eike e Palocci

Comissão de inquérito foi instalada na última quinta.

Comissão de inquérito foi instalada na última quinta.

Deputados do PSDB que integram a CPI do BNDES, instalada nessa quinta-feira (7), apresentaram requerimentos com pedidos de convocação e de envio de informações para dar início às investigações. O 1º vice-presidente do colegiado, Miguel Haddad (SP), solicita a convocação do presidente do banco, Luciano Coutinho, para dar detalhes sobre a definição de prioridades de alocação de recursos e resultados da atuação do BNDES.

Em outro documento, o tucano cobra o depoimento de Ivan Ramalho, secretário-executivo do Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Ramalho ocupa a presidência do Conselho de Financiamento e Garantia às Exportações, órgão que acompanha operações de financiamento e do seguro de crédito às exportações.

“O mencionado comitê pode inclusive recomendar a concessão de condições especiais e favorecidas de apoio para essa ou aquela operação, com provavelmente aconteceu no caso de Cuba e outros países da América do Sul, África e Caribe”, justifica o tucano. Haddad requer ainda a convocação de Eike Batista, do grupo EBX. O tucano alega que a empresa recebeu vultoso aporte de recursos do banco.

O deputado Betinho Gomes (PE), integrante da CPI, sugere a convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira. Correspondências sigilosas trocadas entre a Embaixada do Brasil em Maputo e o Itamaraty indicam pressão da então administração Lula, exercida por intermédio da representação diplomática brasileira e do BNDES, para favorecer interesses específicos de empresas brasileiras naquele país.

“A presença do ministro na CPI é importante para que ele possa, além de prestar esclarecimentos sobre a questão mencionada, inclusive sobre o vazamento de informações confidenciais, informar a comissão sobre as diretrizes e formas e instrumentos de atuação do Itamaraty e de suas representações diplomáticas brasileiras no apoio as exportações brasileiras de serviços de engenharia nos países da África, América do Sul e Caribe, particularmente as realizadas com financiamentos do BNDES”, afirma Betinho no documento.

O tucano solicitou que o vice-presidente do banco, Wagner Bittencourt de Oliveira, e integrantes da diretoria sejam chamados a prestar depoimento sobre as prioridades de cada área e os processos de credenciamento, aprovação e acompanhamento de operações de crédito e de aquisição de valores mobiliários.

A pedido do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (SP), a CPI votará a convocação do ex-ministro Antonio Palocci para explicar suas atividades de consultoria junto ao BNDES. Por sua vez, Alexandre Baldy (GO) protocolou requerimentos para criação de sub-relatoria, encaminhamento de informações e cópias de documentos. A próxima reunião da CPI está marcada para terça-feira (11), às 11h no plenário 11.

 (Reportagem: Elisa Tecles/ Foto: Lucio Bernardo Junior / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
7 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *