Fracasso na gestão petista


Plenário da Câmara aprova contas pendentes de três ex-presidentes

Luis Macedo Câmara dos DeputadosO plenário da Câmara aprovou nesta quinta-feira (6) as contas governamentais dos ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (2006 e 2008), Itamar Franco (1992) e Fernando Henrique Cardoso (2002). Elas haviam sido aprovadas com ressalvas pelo Tribunal de Contas da União (TCU).

Deputados do PSDB chamaram atenção para o fracasso na área econômica durante a gestão petista. O deputado Luiz Carlos Hauly (PR) lembra que Lula recebeu o país em condições normais e deu início a um processo de gastança e deterioração das contas públicas.

 “O governo de Lula foi perdulário. Prometeu fazer reformas, ensaiou fazer reformas, mas não levou a cabo nenhuma reforma importante que pudesse fazer com que o Brasil se inserisse no rol das grandes nações desenvolvidas do mundo que têm um sistema tributário e uma economia estáveis”, frisou. A instabilidade econômica e política teria derrubado o petista se o sistema brasileiro fosse parlamentarista, alertou Hauly.

As contas da gestão Lula foram mascaradas pelos escândalos de corrupção, avaliou o deputado Rocha (AC). “Estamos votando as contas de um presidente que foi pai do mensalão, artíficie do petrolão e se envolveu em todo tipo de falcatrua”, lamentou.

LEGADO IMPORTANTE
O deputado Rodrigo de Castro (MG) ressaltou o legado positivo deixado por Fernando Henrique ao país. O tucano alcançou a estabilidade da economia, acabou com a inflação e instalou as bases de um novo Estado. “Privatizou quando deveria privatizar, colocou o Brasil realmente com uma preocupação na educação, atingindo a meta de educação para todos e lançou a base para os programas sociais, implantados depois”, afirmou.

Por outro lado, a gestão petista deixou de aproveitar o momento de crescimento econômico para investir na infraestrutura, a qualidade da educação e os programas de saúde pública. “Hoje vemos que Dilma herdou um país destroçado, em que a economia caminha rumo a recessão sem precedentes nos últimos 50 anos”, criticou Castro. Já o deputado Daniel Coelho (PE) acredita que o PT deve pedir desculpas ao povo brasileiro. “Pelas mentiras que foram contadas ao longo dos últimos 13 anos, pelas inverdades ditas, não somente contra o PSDB, mas também para enganar o povo brasileiro, na eleição do ano passado”, finalizou.

(Da redação/ Foto: Luis Macedo / Câmara dos Deputados)

Compartilhe:
6 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *