Saúde


Ministro será chamado para explicar redução no pagamento a agentes de endemias

Deputado tem atuação histórica em prol dos agentes de comunitários de saúde e de combate a endemias.

Deputado tem atuação histórica em prol dos agentes de comunitários de saúde e de combate a endemias.

A convite do deputado Raimundo Gomes de Matos (CE), o ministro da Saúde, Arthur Chioro, deverá dar esclarecimentos sobre as Portarias 1.024 e 1.025/2015 que reduzem os incentivos do Governo Federal ao pagamento dos agentes de combate às endemias em todo o país. O requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (5) na Comissão de Seguridade Social e Família.

“É uma irresponsabilidade reduzir a verba para pagamento dos agentes de endemias. O governo quer economizar cortando gastos com pessoal, mas isso trará um prejuízo incalculável aos cofres públicos quando o número de doenças aumentar”, afirmou o parlamentar, que sempre lutou pela causa da classe.

Atualmente, a capital do Ceará, Fortaleza, possui cerca de 1600 agentes de endemias. De acordo com a nova portaria, o governo repassaria verba para pagamento de apenas 911 agentes. “Cidades como Independência, Aurora, Bela Cruz e Caridade ficariam apenas com 5 agentes. Crato, apenas 42. Isso é um desrespeito, uma completa falta de gestão e consideração com os trabalhadores que estão na linha de frente, diariamente, lutando pela saúde básica do povo brasileiro”, declarou.

(Da assessoria do deputado, com alterações)

Compartilhe:
5 agosto, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *