Estudantes vulneráveis


A pedido de tucanos, audiência pública discutirá assédio ideológico nas escolas

Parlamentares tucanos na Comissão de Educação: bancada atuante.

Parlamentares tucanos na Comissão de Educação: bancada atuante.

A Comissão de Educação promoverá audiência pública para discutir a prática do assédio ideológico nas escolas brasileiras de educação básica. De autoria dos tucanos Rogério Marinho (RN), João Campos (GO), Izalci (DF), Eduardo Cury (SP) e de Diego Garcia (PHS-PR), o requerimento foi aprovado nesta quarta-feira (15), apesar do voto contrário de petistas e aliados. 

“Nossa intenção é que esse debate saia debaixo do tapete. A questão do assédio ideológico deturpa o processo educacional brasileiro e acho sim que hoje é uma prática pedagógica. Por isso é importante o debate deste tema nesta Casa”, disse Rogério Marinho em resposta aos membros da base do governo, que se posicionaram contra a realização da audiência.

Segundo os parlamentares, o indivíduo em formação não possui maturidade intelectual suficiente para fazer juízo de valor sobre posicionamentos a eles apresentados. Na avaliação dos requerentes da sessão, o professor abusa dessa situação de vulnerabilidade para impor seus conhecimentos ideológicos.

“A Constituição Federal é clara e objetiva quando no artigo 206, inciso II, estabelece que o ensino brasileiro será ministrado com base na liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber. Continuar permitindo que as crianças brasileiras sejam assediadas ideologicamente é, além de um despropósito moral, uma clara afronta à Carta Magna”, defenderam no requerimento.

Entre os convidados para o debate estão o presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Alessio Costa Lima; o presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Roberto Franklin de Leão; a professora da Universidade de São Paulo Marilena Chauí; e o coordenador do Movimento Escola sem Partido, Miguel Nagib.

(Reportagem: Thábata Manhiça/Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *