Discussão a ser feita


Frente em Defesa do Parlamentarismo será lançada com participação de tucanos

18913977974_1aa1f57464_k

Betinho avalia que o presidencialismo no Brasil está em crise e precisa ser repensado. Para ele, discussão deve ser feita com calma.

Nesta quinta-feira (16) ocorrerá o ato de lançamento da Frente Parlamentar Franco Montoro em Defesa do Parlamentarismo.  A constituição da frente se dá em momento oportuno, de acordo com deputados do PSDB. Para os tucanos, o Congresso precisa pautar essa discussão e fazê-la de forma cautelosa. A cerimônia ocorrerá às 9h30 no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. Dezessete  deputados do PSDB são signatários da frente, que tem o deputado Penna (PV-SP) como coordenador. 

Um dos signatários do pedido de instalação do colegiado, o deputado Betinho Gomes (PE) avalia que o presidencialismo no Brasil está em crise e precisa ser repensado.  “O debate é salutar, pois estamos vendo uma crise do presidencialismo, com um governo fraco e sem capacidade de gerenciar os problemas”, avaliou.

O tucano destaca que o parlamentarismo sempre teve a simpatia do partido, pois em momentos conturbados da vida política nacional se revela um sistema eficaz para estancar crises com soluções práticas e sem prejuízos à sociedade.  Diferentemente do sistema presidencialista em vigor, no parlamentarismo existe o cargo de primeiro-ministro, que pode ser destituído.  “Se estivesse implantado já teríamos debelado a crise atual, pois teríamos a opção de mudar o governo por meio de uma moção do Parlamento”, explicou.

Betinho avalia que é essa mudança é um caminho que precisa ser trilhado para o bem do Brasil, mas alerta que a discussão não pode ser feita às pressas.  “É um processo a ser construído com tranquilidade para não criar nenhum trauma junto a sociedade ou com as instituições. Este Congresso pode iniciar a discussão, mas se vier a colocar isso em pauta, que seja para um próximo governo, pois não pode passar a impressão de que há uma tentativa de aproveitar o momento de fragilidade do governo para mudar o sistema”, ponderou.

Recentemente o deputado Nilson Leitão (MT) havia alertado que o debate sobre o parlamentarismo voltaria à tona. Para o tucano, o modelo é interessante e ganha destaque num momento em que o país chegou “ao fundo do poço”. “É um sentimento normal em um país que não está dando certo, que não tem credibilidade econômica, ética ou política”, disse.

(Da redação/ Foto: Alexssandro Loyola)

Compartilhe:
15 julho, 2015 Últimas notícias Sem commentários »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *