Penúria
Arthur Bisneto quer informações sobre situação das representações diplomáticas brasileiras no exterior
O deputado Arthur Virgílio Bisneto (AM) pediu ao Ministério das Relações Exteriores, por meio de requerimento apresentado nesta semana, informações sobre a criação de representações diplomáticas brasileiras no exterior e seus respectivos custos.
A medida está sendo feita por conta da grande expansão de unidades diplomáticas no Brasil promovida pelo governo brasileiro nos últimos 12 anos. Estima-se que, entre 2003 e 2010, foram abertas 77 embaixadas, consulados e representações brasileiras no exterior. No final de 2014, o número de postos no exterior chegaria a 277.
Por outro lado, denúncias realizadas pelo Sindicato dos Servidores do Itamaraty (Sinditamaraty) repercutiram fortemente na imprensa, revelando a situação de penúria em que se encontram alguns postos no exterior.
De acordo com o deputado, há informações também de atrasos de recursos a serem repassados a corpos diplomáticos. Segundo “O Estado de São Paulo), no ano passado a verba para o Ministério das Relações Exteriores terminou em agosto e foi necessário pedir recursos suplementares ao Congresso.
(Da assessoria do deputado/ Foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta