Setor áereo
A pedido de Arthur Bisneto, comissão discutirá falta de regularização de aeroportos no Amazonas
A Comissão de Integração Nacional da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (24), requerimento do deputado Arthur Virgílio Bisneto (AM) para realização de audiência pública sobre a regularização dos aeroportos do estado do Amazonas.
Bisneto explica que, atualmente, apenas três aeroportos são regularizados no estado. Um caso emblemático de não regularização é o do município de Parintins, onde há um grande fluxo de aeronaves durante o Festival de Parintins. O aeroporto recebe aeronaves de pequeno e médio portes, e empresas aéreas como Azul e MAP possuem voos regulares para a cidade. O tucano lembra que o município é o segundo mais populoso do estado, com cerca de 110 mil habitantes.
“Nessa mesma direção, municípios de destaque no estado como Carauari, Itacoatiara, Coari e Eirunepé também estão com seus aeroportos não regularizados. Trata-se, portanto, de uma necessidade importante para região, pois além de regularizar o transporte de passageiros, proporcionando também maior segurança aos usuários, é igualmente relevante quando se trata de transporte de cargas para o estado que é o maior em extensão territorial do país e onde o transporte terrestre encontra dificuldades por conta das especificidades geográficas”, alerta o deputado no requerimento subscrito pelo deputado Rocha (AC).
Serão convidados para a discussão o Ministério da Defesa, a Agência Nacional de Aviação Civil, a Secretaria de Aviação Civil, o Governo do Amazonas e as prefeituras do Amazonas onde há aeroportos não regularizados.
(Reportagem: Djan Moreno/ foto: Alexssandro Loyola)
Deixe uma resposta